Happy Baby Girl Playing With Toys In Playroom

3 barulhos que podem prejudicar a audição do bebê

A audição do bebê é muito sensível e desde o útero, após a formação do sistema auditivo, a criança já consegue ouvir sons e reconhecer a voz da mãe. Mesmo após o nascimento, a audição ainda está em desenvolvimento e exige cuidados especiais.

Nesse sentido, a poluição sonora é um risco grave para os pequenos, pois a pressão sonora pode causar diversos problemas auditivos – a exposição a altos níveis de ruídos também prejudica o desenvolvimento cognitivo.

Cuidar da audição do bebê e garantir que nenhum ruído cause danos significativos é indispensável para que eles cresçam saudáveis. Pensando nisso, confira neste post 3 barulhos que oferecem riscos para a audição da criança e saiba como prevenir!

A audição dos bebês

O desenvolvimento da audição do bebê é rápido e aos 5 meses eles já são capazes de reconhecer o som do próprio nome quando é chamado, prestando mais atenção e reagindo mais atentamente aos estímulos sonoros.

Durante esse período, a sensibilidade da audição é elevada e a exposição a poluição sonora e ruídos altos podem ser extremamente prejudiciais. Sendo assim, o excesso de ruídos pode deixar a criança irritada, inquieta e levar ao choro intenso.  

3 tipos de barulhos que prejudicam a audição

Os cuidados com a audição do bebê devem ser constantes, para promover um desenvolvimento saudável do próprio sistema auditivo, da fala e cognição. Dessa forma, é preciso evitar a exposição a níveis elevados de ruídos e a condições que oferecem riscos ao bebê.

Veja alguns dos principais exemplos de barulhos que prejudicam a audição das crianças!

1. Equipamentos eletrônicos

Os equipamentos eletrônicos, como televisão, caixas de som e computadores, quando utilizados com volume alto são extremamente nocivos à audição do bebê. Por isso, ter atenção redobrada com o volume dos eletrônicos em casa é essencial.

2. Fogos de artifício

Em épocas festivas é muito comum ouvir fogos de artifício em todas as cidades e o barulho pode provocar sérios prejuízos na audição do bebê. Diante disso, não é aconselhável levar a criança para ambientes que tenham fogos e manter a janela do quaro fechada, se necessário, coloque proteção nas orelhas da criança.

3. Trânsito

O barulho do trânsito intenso também é prejudicial para a audição do bebê, pois, além do ruído dos veículos, as vibrações são intensas. Quando for necessário sair de casa com a criança, priorize horários mais tranquilos em que as vias estejam livres de engarrafamentos.

Os bebês merecem toda atenção e cuidados para ter um desenvolvimento saudável, principalmente nos primeiros meses de vida. Todavia, preciso garantir condições agradáveis, livre de ruídos e que garantem o conforto auditivo.

Além disso, é fundamental manter consultas periódicas com um pediatra, fazer o teste da orelhinha, avaliar a saúde auditiva e ter orientações confiáveis para cuidar da saúde da criança da melhor maneira, evitando diversos problemas.

Ter atenção especial para cuidar da audição do bebê é imprescindível para evitar problemas, que podem evoluir para quadros mais graves. Portanto, não deixe de monitorar os ambientes e eliminar todos os barulhos que possam prejudicar os pequenos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp