Cólica em bebê

Cólica em bebê: por que acontece e como aliviar?

Lidar com a cólica em bebê nem sempre é uma tarefa fácil. Geralmente, esse problema surge entre a segunda e a quarta semana de vida, podendo ocorrer tanto durante o dia quanto a noite. Podemos suspeitar de que o recém-nascido esteja sofrendo com cólicas quando ele chora por mais de 3 horas por dia, persistindo por vários dias da semana.

Quer saber como ajudar seu bebê com cólica? Continue a leitura e saiba mais sobre esse tema!

Cólica em bebê: por que acontece?

Não existe uma única causa para a cólica em bebê. Além disso, a própria medicina ainda tem suas dúvidas sobre as principais raízes do problema. O que temos são vários fatores que podem estar relacionados. Dentre os mais recorrentes, estão:

  • Gases que causam o desconforto;
  • Episódios de refluxo que podem incomodar a criança;
  • O próprio sistema digestivo do bebê que ainda está se desenvolvendo;
  • Fatores ambientais, como a criança se sentir incomodada em seu novo ambiente de vida;
  • Alguns estudos sugerem que alimentos e até cheiros, como o de fumaça de cigarro, podem induzir a criança a sentir cólicas.

O que fazer para aliviar a cólica em bebê?

As sugestões a seguir são métodos simples e práticos que podem ajudar a acalmar o bebê durante os episódios de cólica. Nesse sentido, são muito úteis para diminuir o desconforto que ele está sentindo. Confira!

Arrotar

É sempre bom colocar o bebê para arrotar após se alimentar. Isso ajuda a diminuir a retenção de ar na barriguinha da criança, assim como a aliviar os gases.

Exercício de pedalada

Uma prática simples, mas muito funcional. Basta colocar a criança de costas. Depois, é só segurar os tornozelos e empurrar uma perninha de cada vez em direção à sua barriga, segurando-a nessa posição por alguns segundos. É possível fazer esse exercício por alguns minutos.

Massagem

As massagens são excelentes tanto para acalmar a criança quanto para ajudar em sua digestão. Ela deve ser feita de forma leve e lenta em sua barriga. Além do mais, é importante usar óleos próprios para crianças.

Compressas quentes

Outro recurso muito simples. Assim, Basta mergulhar uma toalha em água morna e espremer para retirar o excesso. Depois é só colocar sobre a barriga da criança.

Banho quente

Banhos quentes são considerados um verdadeiro remédio natural para aliviar a cólica em bebês. Além disso, é comum que os recém-nascidos sintam conforto no banho e acabem relaxando um pouco. Dessa forma, uma dica é aproveitar esse momento para fazer uma massagem na barriga do bebê.

Cólica e refluxo

Sempre existe uma confusão entre a cólica e o refluxo nos bebês. Isso porque a cólica pode aparecer em qualquer momento e a criança chora por longos períodos durante o dia.

Por outro lado, quando existe alguma relação com o refluxo, os episódios de choro tendem a ser acentuados e, não raro, a criança apresenta alguns sinais como perda de peso, perda de apetite ou regurgitação excessiva. Além disso, o choro relacionado ao refluxo sempre surge após o bebê se alimentar.

Diante disso, a cólica em bebê, apesar de preocupar muitos pais, é um processo comum a maioria das crianças. Porém, se o problema for o refluxo, o médico deve ser consultado o mais rápido possível. Além disso, nada de tratar por conta própria, pois isso pode piorar a situação do recém-nascido!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp