Asma e bronquite

Asma e bronquite: entenda as diferenças

A maioria dos pais se confunde entre a asma e bronquite, principalmente porque os sintomas são mesmo parecidos. Isso ocorre porque, em ambos casos, os pacientes apresentam:

• tosse frequente;
  • cansaço repentino;
  • chiado no peito;
  • produção de secreção.

Além disso, há broncoconstrição, ou seja, ocorre ofechamento dos brônquios. Então, isso também impede a passagem de algum agente irritante em uma reação de defesa do organismo

Ainda está em dúvida? Leia esse artigo até o final e confira como reconhecer os sintomas.

Quais são os sinais da asma?

Antes de mais nada procure um médico, assim será possível avaliar cada quadro com precisão.

Nesse sentido, o diagnóstico para asma ocorre quando há inflamação das vias aéreas inferiores- da traquéia aos brônquios. Em outras palavras, ela leva ao estreitamento dos bronquíolos e, para piorar, há falta de ar.

Vale lembrar que não há cura, já que por se tratar de crises tanto pode surgir do nada como sumir por algum tempo.

Porém, é essencial ter um tratamento adequado, uma vez que pode evoluir para quadros moderados a graves, ou levar à morte.

Então, o que é bronquite?

Nesse caso, trata-se apenas da inflamação dos brônquios, onde ocorrem a entrada e a saída do ar. Dessa forma, a tosse não só se repete como pode ser acompanhada por catarro.

Sem contar que ela costuma se manifestar três vezes ao ano, por pelo menos dois anos seguidos, além de ser uma doença crônica.

Tanto que a bronquite tende a ser agravada pela exposição a algumas substâncias químicas, dentre elas, o cigarro.

Asma e bronquite sem erro

Além disso, há quem se refira a elas como “bronquite asmática”, ou ainda como “bronquite alérgica”. Sendo assim, conforme explicado acima, não existe bronquite asmática, já que cada uma tem suas particularidades.

Por outro lado, toda bronquite por si só é uma reação alérgica. Ou seja, é dispensável o complemento “alergia” quando nos referimos à doença.

O que causa cada doença?

Ademais, sabe-se que a asma tem origem genética. Talvez por isso seja mais notada na infância. Dito isso, vale lembrar que locais empoeirados, mofados, abafados ou com essências fortes favorecem o quadro.

Do mesmo modo, as crises tendem a ocorrer sempre que há mudanças bruscas no clima.

A bronquite, por sua vez, é mais comum no inverno, já que é causada por vírus ou bactérias. Porém, assim como a asma, ela é acentuada pelas condições desfavoráveis do ambiente.

Então, o que fazer para evitar a asma e bronquite? Confira algumas dicas a seguir.

Boas práticas em casa

Lembre-se: o diagnóstico precoce significa qualidade de vida. Ou mesmo que o paciente pode sim levar uma vida normal. Para isso, basta adotar alguns cuidados tais quais:

• reforço da limpeza na casa com material neutro para evitar alergias;
  • mantenha distância de animais domésticos já que o contato próximo tende a desencadear as crises;
  • a vacina em dia contra a gripe reduz as chances de quadros mais graves;
  • alimentação equilibrada (atenção redobrada ao consumo de amendoim, chocolate, ovos, leite e derivados. Esses alimentos têm potencial alérgico);
  • incentive a prática de exercícios com intensidade moderada como caminhada e natação.
  • leve o tratamento da asma e bronquite a sério seguindo todas as recomendações médicas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!