Com o uso cada vez maior de smartphones e tablets, as crianças caminham para ter uma infância sedentária. Neste sentido, muitos pais estão dispostos a inserir seus filhos em um estilo de vida mais saudável. Porém, não sabem quais atividades físicas são indicadas nessa idade.
Por isso, preparamos este post para trazer algumas dicas de exercícios que são benéficos para as crianças. Ficou interessado? Então, continue a leitura do texto.
Atividades físicas indicadas para crianças
Confira, a seguir, as atividades mais indicadas para as crianças.
1) Balé
O balé é uma atividade que atua tanto no desenvolvimento físico das crianças como também no emocional. A dança trabalha com a expressão corporal dos sentimentos, o que faz com que seja muito indicada para os introvertidos.
Além disso, os movimentos do balé envolvem alongamento, postura, flexibilidade, força, criatividade, noção de espaço, musicalidade e coletividade. Crianças a partir dos três anos podem iniciar as aulas.
2) Futebol
Assim como o balé, o futebol desenvolve o senso de coletividade. Por ser uma paixão nacional, é uma atividade física que a maioria das crianças tem prazer em praticar. Porém, para que seja saudável, os pais não devem estimular a competitividade.
Ainda, o futebol trabalha a coordenação motora, noção espacial, agilidade, velocidade de reação e lateralidade. A prática é indicada para crianças a partir dos quatro anos.
3) Judô
Os aspectos mais importantes trabalhados no judô são a disciplina e o respeito. Além disso, proporciona o ganho de força muscular, melhora o reflexo e alongamento. A atividade é recomendada para crianças com idade acima dos quatro anos.
Ainda, o judô contribui para o desenvolvimento do autocontrole e melhora a concentração. Por isso, é indicado para as crianças mais agitadas e distraídas.
4) Circo
As atividades circenses despertam o lado criativo das crianças. Ademais, também contribuem para o ganho de força muscular e para melhorar a flexibilidade a partir dos movimentos no trapézio, manobras nos tecidos e outras acrobacias.
As crianças podem começar a partir dos três anos, mas as aulas de contorcionismo ou de saltos são iniciadas apenas depois dos seis anos.
5) Natação
A natação é uma das atividades físicas mais completas, pois, trabalha todos os grupos musculares, não causa impacto, melhora o alongamento e fortalece a capacidade pulmonar. A única contraindicação é para crianças alérgicas ou com otites. Por isso, é uma prática que pode ser iniciada a partir dos seis meses de vida.
6) Tênis
Embora seja um esporte de alto impacto, o tênis trabalha os reflexos, a força e a coordenação motora, além de favorecer o desenvolvimento da inteligência. As crianças podem começar a praticar a partir dos sete anos e a raquete precisa acompanhar o tamanho da criança.
7) Capoeira
A capoeira é uma atividade que promove o desenvolvimento do tônus muscular, melhora o equilíbrio, a coordenação motora e os reflexos. Além disso, os praticantes aprendem a cantar e tocar o berimbau. Crianças a partir dos cinco anos estão aptos a praticar capoeira.
Enfim, todas essas atividades físicas sugeridas são excelentes para as crianças, pois, trazem inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento, além de promover o fim do sedentarismo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!