doenças respiratórias

Como prevenir-se de doenças respiratórias comuns no inverno?

Com a chegada do inverno, o frio — em conjunto com a concentração maior de poluentes e a baixa umidade do ar — desencadeia diversas doenças, como: resfriado, gripe, bronquite, asma, pneumonia, amigdalite, rinite alérgica, dor de ouvido, sinusite e pneumonia — o que torna a prevenção essencial.

Por essas enfermidades possuírem sintomas bastante semelhantes, como febre, dor, coriza, mal-estar, tosse, coceira na garganta e espirros recorrentes, é comum confundi-las entre si.

Os grupos mais afetados por essas patologias são as crianças e os idosos, pois seus estados de saúde são mais delicados. No entanto, felizmente, há como preveni-las por meio de cuidados simples.

A seguir, veja algumas das precauções que devem ser tomadas.

Cuidados para prevenção de doenças respiratórias

Primeiramente, é preciso destacar que — além das razões citadas acima — outra questão que influencia diretamente na recorrência dessas doenças no inverno é o fato de que as pessoas tendem a permanecer em ambientes aglomerados e fechados.

Com isso, a disseminação de agentes infecciosos — como bactérias e vírus — é facilitada.

Logo, uma forma de prevenção contra essas enfermidades é se distanciar desse tipo de local e, obviamente, evitar exposições desnecessárias ao frio.

Mas, ainda assim, há outras medidas a serem adotadas. São elas:

• lavar as mãos com água e sabão ou álcool 70% após espirrar ou tossir, depois de ir ao banheiro, antes de tocar nos olhos, nariz e boca e também antes das refeições;
  • evitar encostar nos olhos, na boca ou no nariz depois de encostar em objetos ou superfícies;
  • dar preferência para a utilização de lenços de papel descartáveis;
  • utilizar os lenços para proteger o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
  • recomendar a quem estiver doente que evite sair de casa durante o período de transmissão da doença — que é de até 5 dias a partir dos primeiros sintomas;
  • manter a casa arejada, permitindo que os cômodos recebam a luz do sol através das janelas e portas, pois, assim, os possíveis agentes de infecções respiratórias são eliminados;
  • optar pela tinta certa para pintar as paredes da sua residência — escolha as que contiverem substâncias que impossibilitem o mofo e os fungos de se proliferarem, além de não aderirem à poeira. Ademais, sempre dê preferência às tintas produzidas à base d’água;
  • mantenha as roupas de cama — sobretudo edredons e cobertores — limpos.
  • lave, seque e deixe bem arejadas as roupas de inverno que estavam guardadas por um longo período de tempo;
  • tenha hábitos saudáveis, como ingestão de líquidos, alimentação balanceada e atividade física;
  • não fume cigarro;
  • mantenha a vacina anual contra a gripe em dia.

E se, mesmo assim, você sentir alguns dos sintomas mencionados, entre em contato com o seu médico para que seja possível identificar a doença e iniciar o tratamento adequado.