memória da criança

Dicas para estimular a memória da criança

Algumas pesquisas têm indicado um forte impacto negativo entre o uso excessivo de dispositivos móveis e a queda no desempenho da memória da criança. Tais estudos demonstram que, quanto mais tempo em frente a telas, pior será o desenvolvimento intelectual dos pequenos. Isso é bastante grave, já que muitas crianças pequenas já possuem seus próprios tablets e smartphones. Neste cenário em que já se nasce inserido em um mundo altamente conectado, como ajudar as crianças a terem uma memória mais sólida? Este artigo tem a importante função de dar algumas dicas para que os pais possam estimular a cognição dos filhos. Saiba mais, a seguir.

Como é a memória da criança?

A memória, seja no adulto ou na criança, é dividida em dois tipos: memória de curto prazo e de longo prazo. A de curto prazo ajuda no processamento e recuperação de novas informações. Assim, essas informações serão transferidas para a memória de longo prazo, o que ajudará a construir uma compreensão mais profunda sobre o que é abstraído. Crianças com problemas de memória apesentam dificuldades na organização das informações e no desenvolvimento de uma compreensão significativa de determinado assunto. Isso pode trazer sérios problemas de aprendizagem. Felizmente, podemos usar algumas estratégias para ajudar a melhorar a memória de curto e longo prazo da criança. Vamos ver quais são elas, em seguida.

Como estimular a memória infantil?

Faça do aprendizado algo divertido

Visite lugares interessantes e diversos, que utilizam diferentes meios para ensinar, como vídeos, fotos, etc. Os passeios também podem incluir museus ou galerias de arte, desde que desperte a curiosidade da criança. Se seu filho estiver interessado em determinado assunto, será mais fácil se lembrar dele no futuro.

Utilize o poder da visualização

Recursos visuais podem ser utilizados para lembrar a criança de informações do dia a dia, ou sobre assuntos que leu ou ouviu. Ajude seu filho a usar palavras ou figuras, que podem ficar dispostas em locais estratégicos.

Use mapas mentais

As palavras e figuras mencionadas acima podem ser utilizadas para a criação de um mapa mental. Essa tática tem a função de conectar ideias que se encaixam, ajudando a criança a estabelecer relações e a memorizar informações.

Deixe seu filho te ensinar

Permita que seu filho te “ensine” sobre um assunto que ele está aprendendo na escola, ou mesmo sobre um tema que ele tenha interesse, caso ainda não esteja em fase escolar. Isso o ajuda a se lembrar e a criar conexões cerebrais que tornam a memória consolidada. Interfira apenas se tiver algo para complementar àquilo que é explicado pela criança.

Estimule todos os sentidos

Algumas pesquisas indicam haver maior facilidade em aprender por determinado sentido, seja pela visão, audição, tato ou paladar. Sendo assim, utilize diversos meios para ajudar a criança a aprender algo novo. Utilize imagens, sons, brinquedos e alimentos para que seu filho encontre o meio mais fácil para compreender e memorizar algo. Existem diversos outros truques que também podem ajudar a memória da criança. Pergunte ao seu pediatra o que mais pode ser feito a respeito do tema. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp