Close up of a pediatrician vaccinating his patient

Importância da vacina pneumocócica em crianças

A vacina pneumocócica é extremamente importante para as crianças, pois ajuda a fortalecer o organismo e prevenir doenças como a pneumonia, meningite e otite. Trata-se de uma prevenção essencial para garantir o desenvolvimento saudável dos pequenos.

A pneumonia é uma infecção respiratória grave e uma das principais doenças que atingem as crianças em todo o mundo, podendo levar à morte se não for tratada – por isso, tomar cuidados preventivos com as crianças é muito importante para evitar complicações.

Você sabe por que a vacina pneumocócica é tão importante para seus filhos? Para que as crianças cresçam com saúde e livres de doenças sérias, é essencial que os pais entendam sobre o assunto. Pensando nisso, confira neste post a importância dessa prevenção e saiba tudo sobre o assunto!

Quais os tipos de vacina pneumocócica existem?

As infecções pneumocócicas são uma dos principais motivos de atendimento pediátrico e uma das causas mais comuns de mortalidade infantil. São doenças graves, que merecem atenção e cuidados especiais, principalmente em crianças de menores de 5 anos ou com doenças crônicas.

Nesse contexto, a melhor alternativa para proteção é a vacina pneumocócica, que atua para prevenir contra doenças graves, como a pneumonia e meningite. Existem dois tipos de vacina, saiba mais sobre elas!

Vacina pneumocócica conjugada 10-valente VPC10

É uma vacina que oferece proteção para 10 sorotipos pneumococos, aplicada em duas doses, com intervalo de 2 meses nos primeiros anos de vida da criança. Também pode ser aplicada uma dose de reforços quando a criança atingi 1 ano.

Vacina pneumocócica conjugada 13-valente VPC13

A vacina pneumocócica 13 oferece proteção contra 13 sorotipos pneumococos, sendo recomendada para crianças acima de 6 anos ou adultos com doenças crônicas. Normalmente, a vacina VPC13 tem dose única, apesar de em alguns casos específicos ser necessário aplicar uma dose de reforço.

Quem deve tomar a vacina pneumocócica?

A vacina pneumocócica é indicada para crianças de 2 meses a 5 anos, sendo que a VPC13 pode ser aplica aos 6 anos. Além disso, pessoas acima de 60 anos ou com doenças crônicas também podem tomar a vacina em qualquer momento da vida, de acordo com a prescrição médica.

Qual a importância da vacina pneumocócica?

Toda criança deve crescer e se desenvolver com saúde, livres de doenças graves como a pneumonia. Sendo assim, a melhor maneira para prevenir e tomas todas as vacinas no tempo certo, contribuindo para fortalecer o organismo e aumentar a imunidade.

Dessa forma, a vacina pneumocócica é indispensável para toda criança, pois contribui para prevenir doenças sérias, capazes de provocar sintomas desagradáveis. Por isso, é uma medida preventiva imprescindível e deve ser adotar rigorosamente para proteger as crianças.

Em outras palavras, manter a vacinação em dia é fundamental para garantir que as crianças estejam protegidas em todo o tempo. É uma forma de ter tranquilidade e contribui para a imunização, permitindo que cresçam saudáveis e sem limitações.

Como você percebeu, a vacina pneumocócica é indispensável para toda criança, pois garante a imunização contra doenças graves. Portanto, não deixe de manter a vacinação em dia e levar a criança em consultas periódicas, para promover a saúde e qualidade de vida dos seus filhos.