tosse

Meu filho está com muita tosse. O que pode ser?

A tosse em crianças é motivo de preocupação para os pais. Pode ser resultado de vários fatores, desde uma alergia até um sinal de alerta para uma gripe mais forte. Se seu filho está tossindo muito, é importante prestar atenção em alguns fatores.

Antes de se preocupar, lembre-se que tossir é uma forma natural do organismo proteger o sistema respiratório. Então, se há secreção ou um corpo estranho, a tosse é uma forma de eliminá-los.

4 problemas respiratórios que explicam porque seu filho está com muita tosse

Se a criança segue tossindo muito, vale a pena investigar as causas e marcar uma consulta com o pediatra. Veja o que pode causar a tosse em crianças:

Infecções causadas por vírus

Doenças virais como a gripe e os resfriados podem causar tosse. Mesmo que a inflamação esteja apenas na parte superior do sistema respiratório. Nesses casos é comum que a criança apresente a tosse úmida e tenha outros sintomas, como febre e nariz entupido.

Se trata de uma doença comum, já que crianças podem pegar gripes e resfriados, especialmente se já estão em idade escolar. 

Crupe e Coqueluche também são doenças causadas por vírus que têm tosse como sintoma, no entanto, exigem mais atenção, já que a criança pode sentir dificuldade para respirar e até vomitar após tossir muito.

Asma

A tosse causada pela asma é persistente e acompanhada de falta de ar e chiado no peito. Geralmente piora durante a noite, quando a criança vai se deitar ou após uma brincadeira mais intensa, em que precisou correr, por exemplo. 

Se seu filho começa a tossir bastante assim que entra em contato com poeira, fumaça ou após sair em dias mais frios, também pode ser um sinal de asma. Vale comentar que nem todas as crianças têm asma em nível mais grave, a ponto de precisar da bombinha, ainda assim podem apresentar quadros mais leves em que tossem bastante.

Bronquiolite

Na bronquiolite a tosse também é causada por uma infecção por vírus, como o da gripe (influenza), apesar disso, é mais comum que seu causado seja o Vírus sincicial respiratório (VSR). 

A criança respira rapidamente e se nota chiado durante a expiração. Tem sintomas semelhantes aos da asma, sendo comum em crianças com menos de um ano. Ocorre eliminação de muco ao tossir e geralmente o problema se resolve sozinho com repouso e consumo de líquidos.

Sinusite

Não são apenas os adultos que lidam com a sinusite. Crianças também podem estar tossindo muito por causa deste problema. A maioria dos pais nota que a tosse piora durante a noite, assim que a criança vai se deitar. 

Há presença de muco, já que a inflamação aparece nos seios da face e há casos em que seu filho pode apresentar febre. A sinusite então pode ser bacteriana e será necessário o uso de antibióticos no tratamento.

A tosse intensa não deve ser ignorada pelos pais. Mesmo nos casos em que não existem outros sintomas, é importante prestar atenção e encontrar o causador do problema. 

Se seu filho está com muita tosse e tem febre, calafrios e muita dificuldade para respirar, leve-o ao pediatra para investigar a causa, já que pode se tratar de doenças mais graves como a pneumonia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp