pneumonia

Pneumonia: causas, sintomas e tratamentos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 11% das mortes de crianças com menos de um ano são causadas por pneumonia aguda. Essa estatística mostra o quão grave a doença pode ser. Por isso, é importante conhecer mais sobre ela.

Então, não deixe de ler este post. A seguir, explicaremos tudo sobre a patologia, trazendo as informações mais relevantes sobre o assunto para você.

O que é pneumonia?

Trata-se de uma infecção que pode afetar os tecidos e os alvéolos de um ou de ambos os pulmões. Embora seja causada por vírus, fungos ou bactérias, não é uma doença contagiosa. Quando acomete crianças com menos de 10 anos, é chamada de pneumonia pediátrica.

Ao respirarmos, o ar entra pelo nariz e/ou boca, segue para a traqueia que chega aos pulmões. Posteriormente, a traqueia começa a se bifurcar, formando brônquios, um de cada lado até que acabem nos alvéolos, que estão em contato com a corrente sanguínea.

Assim, os alvéolos distribuem o oxigênio para as hemácias no sangue e recebe delas o gás carbônico produzido pelas células do corpo. Cada pulmão contém milhões de alvéolos. Ao contrair uma pneumonia, ao alvéolo do paciente é bloqueado pelas secreções, impedindo a troca de oxigênio por gás carbônico.

Com isso, pode ocorrer uma insuficiência respiratória, o que pode levar o paciente a ser intubado e necessitar do suporte de um respirador artificial. Os recém-nascidos e as crianças até os 10 anos estão mais propensas a adquirir a doença.

O sintoma mais característico da pneumonia é a tosse com expectoração. Nas crianças, os sinais mais comuns são: febre, falta de ar, som de chiado e dor no peito. Em alguns casos, eles podem surgir após um resfriado ou uma gripe, em outros, surgem repentinamente.

No entanto, os sintomas variam de acordo com a extensão da doença e do agente causador da infecção. Às vezes, pode não haver febre e nem dor no peito, ou então a única manifestação é a respiração rápida, ou a súbita falta de apetite.

Quais são as causas da pneumonia?

Nos pequenos, a infecção costuma ser a evolução de uma gripe, pois eles estão mais vulneráveis e com baixa imunidade. Assim, as bactérias aproveitam para se instalar, desenvolvendo o tipo bacteriana.

Quando há alguma infecção na garganta ou no ouvido, as crianças podem aspirar as secreções, transportando-as para os pulmões. Se contaminarem os alvéolos, causam a pneumonia, se ficarem nos brônquios, vira uma bronquite.

Ademais, existem fatores que aumentam as chances de uma criança desenvolver esse quadro infeccioso, como:

• baixo peso no nascimento;
  • desnutrição;
  • falta de aleitamento materno;
  • deficiência de vitamina A;
  • poluição ambiental;
  • exposição à fumaça do cigarro;
  • imunização deficiente;
  • permanecer por muito tempo em ambientes fechados, como creches e berçários.

Quais são as alternativas de tratamento?

Assim como toda infecção, o tratamento varia de acordo com o microrganismo causador. No caso das bactérias, o pediatra pode prescrever antibióticos. Já a viral, são receitados os medicamentos antivirais.

Ademais, o médico também pode indicar o uso de medicações para baixar a febre, inalações para fluidificar as secreções, a higienização nasal à base de soluções salinas, repouso, hidratação e alimentar-se de forma equilibrada.

Enfim, a pneumonia é uma doença grave e precisa ser tratada quanto antes. Então, esteja atento aos sintomas e ao comportamento do seu filho. Caso suspeite de algo, procure ajuda médica.