primeiros dentes do bebê

Quando nascem os primeiros dentes do bebê?

Quando um recém-nascido chega ao mundo, as expectativas são muitas. Para os pais de primeira viagem cada pequena etapa é aguardada com muita ansiedade. Um dos acontecimentos mais esperados é o nascimento dos primeiros dentes. Entretanto, as dúvidas também surgem aqui. Afinal, quando é que eles começam a nascer?

Quer saber mais sobre as primeiras fases da formação dos dentes de seu bebê? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Os sinais da dentição

Quando os primeiros dentes do bebê estão nascendo, é possível observar uma série de sinais. Na maioria das crianças, esse processo faz com que elas fiquem irritadas, percam o apetite, babem e desenvolvam o comportamento de morder.

Outro aspecto que pode ser manifestado nos pequenos é a gengiva inchada e um pouco de dificuldade para pegar no sono.

Um ponto importante a ser destacado é que existe a ideia de que diarreia e febre são eventos que acontecem quando os dentes estão nascendo. Na realidade, essas condições não estão relacionadas com a dentição e, caso seu bebê tenha alguma delas, procure o médico especialista o quanto antes.

Sobre o período em que os primeiros dentes começam a aparecer, ele acontece por volta dos seis meses de vida. Entretanto, vale considerar que cada criança tem suas particularidades e cada organismo seu próprio tempo.

Sendo assim, os dentes devem ser esperados até um ano de vida. Por volta dos três anos de idade, a criança já deve contar com cerca de 20 dentes em sua boca.

Além disso, cada classe de dentes também tem o seu próprio tempo para nascer. Por exemplo, entre os três e sete meses de idade, os incisivos inferiores costuma surgir, enquanto que os superiores tendem a aparecer por volta do oitavo mês. Os dentes molares nascem a partir de um ano de idade e os caninos entre 16 e 20 meses.

Aliviando os incômodos dos primeiros dentes

Sem dúvidas, o bebê passa por períodos de muito desconforto e incômodos em decorrência do nascimento de seus dentes. Aqui, os pais podem adotar algumas práticas caseiras para tentar deixar a criança mais confortável.

Por exemplo, as opções naturais à base de camomila até pastas anestésicas. Porém, é muito importante lembrar que nada que for usado deve ser feito sem que antes um profissional seja consultado.

Aliás, há muitas práticas que são vistas com receio por entidades de saúde por uma série de motivos. Dentre eles, o abuso do medicamento praticado pelos próprios pais ou que a criança pode engolir o produto, prejudicando o funcionamento do organismo.

Um exemplo são os cremes anestésicos: não são proibidos, mas muitos pais entendem que, por serem feitos à base de camomila, podem usar indiscriminadamente na criança. E aqui é que está o problema.

Saindo das opções de medicamentos, os métodos tradicionais ainda são válidos e bem vindos, a exemplo dos mordedores — existem aqueles com gel, que após gelar ajuda a aliviar a coceira na gengiva.

No mais, o processo de nascimento dos primeiros dentes é uma das partes mais importantes na primeira etapa de vida da criança. Os pais precisam ficar atentos para acompanhar tudo de perto e, sempre que suspeitarem de algo, devem marcar uma consulta com o especialista para orientações e esclarecimentos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp