rinite alérgica

Rinite alérgica: sintomas, causas e tratamentos

A rinite alérgica é um dos tipos mais incômodos e comuns de alergia. Nesse sentido, quando a pessoa sofre com esse problema, seu sistema imunológico identifica substâncias inofensivas ao organismo com algo intruso. Diante disso, o resultado é uma inflamação crônica ou aguda do seio nasal, acompanhada de coceira, espirros, coriza e obstrução.

Por ter componentes hereditários, quem tem algum familiar com o problema tem mais chances de desenvolvê-lo no decorrer da vida.

Entenda mais sobre a rinite alérgica logo a seguir!

O que causa a rinite alérgica?

A substância identificada erroneamente pelo organismo como um intruso é denominado de alérgeno. Por isso, quando o corpo entra em contato com ele, a histamina, substância química natural que protege o corpo contra os alérgenos entra em ação. É essa substância a responsável por provocar todos os sintomas da rinite alérgica.

Nesse sentido, um dos alérgenos mais comuns causadores do problema é o pólen de árvores. Mas há muitos outros:

• caspa de animal que, basicamente, é a pele velha;
  • ácaros;
  • fungos;
  • poeira;
  • pólen de grama;
  • mofo;
  • plantas que liberam substâncias alérgicas;
  • saliva de gato.

Alguns outros fatores que podem contribuir para a intensificação da rinite alérgica são:

• baixas temperaturas;
  • umidade;
  • produtos químicos;
  • fumaça de cigarro;
  • fumaça de madeira queimada;
  • perfumes e desodorantes;
  • vapores diversos.

Os sintomas mais recorrentes da rinite alérgica incluem:

• espirros;
  • urticária;
  • tosse;
  • nariz que coça;
  • nariz entupido;
  • olhos com coceira;
  • olheiras;
  • olhos marejados;
  • fadiga excessiva;
  • inflamação na garganta, entre outros.

Sendo assim, é muito comum que a pessoa que sofre com essa condição desenvolva mais de um desses sintomas nos primeiros momentos após entrar em contato com a substância causadora do problema.

Outros sintomas, como a fadiga e dores de cabeça, podem surgir somente se a pessoa for exposta por um período prolongado de tempo ao alérgeno.

Ainda, a manifestação dos sintomas ocorre de maneira diferente para cada pessoa. Por exemplo, algumas podem sofrer com os incômodos durante todo o ano, enquanto outras pessoas apenas em épocas específicas. De qualquer forma, é importante conversar com o médico para que seja possível avaliar qual a melhor maneira de lidar com a rinite.

Como é feito o tratamento da rinite alérgica?

A partir do momento que o médico consegue identificar quais são os alérgenos responsáveis por provocar a rinite alérgica, ele poderá trabalhar no desenvolvimento de um plano individual e personalizado para ajudar a pessoa a evitar o contato com essas substâncias.

Por exemplo, se a condição tem sua raiz no mofo e nos ácaros, ele poderá orientar sobre como reduzir ao máximo a presença e o contato com esses alérgenos dentro da casa do paciente.

Se a raiz são substâncias externas, como o pólen de árvores, o paciente precisará adotar medidas preventivas, como evitar sair nos períodos em que a contagem e disseminação de pólen é maior.

A imunoterapia, que consiste em injeções para alergia, também pode ser útil para alguns casos, pois permite que a pessoa tenha um alívio a longo prazo dos sintomas causados pela rinite alérgica.

Também existem algumas categorias de medicamentos que são muito úteis na gestão da rinite alérgica: sprays nasais, pílulas anti-histamínicas, corticoides e descongestionantes, por exemplo. Lembrando que é sempre recomendado passar por uma consulta médica para uma avaliação detalhada da condição para que a melhor alternativa possa ser escolhida.