A tosse é um sintoma comum a diversos tipos de patologias e, por isso, é um dos grandes motivadores da procura por atendimento médico. Trata-se de um mecanismo de defesa do organismo em resposta a estímulos irritativos nas vias aéreas superiores e inferiores.
Nesse sentido, a tosse pode ser classificada de acordo com o tempo de duração como crônica ou aguda — quanto maior a persistência da tosse, mais o sintoma pode piorar e se tornar um alerta para alguma doença mais séria.
Por ser um sinal de múltiplas doenças, monitorar a tosse é fundamental para saber o momento certo de procurar um médico e preservar a saúde da criança. Pensando nisso, confira neste post as diferenças entre a tosse crônica e a aguda e saiba qual situação exige uma resposta imediata!
O que é a tosse aguda?
Pode ser considerado como aguda, a tosse que é de curta duração, ou seja, até 3 semanas e na maioria dos casos tem origem infecciosa. É um sintoma que surge, geralmente, em épocas de inverno, com o tempo seco e frio.
As causas mais comuns da tosse aguda em crianças, são:
- Resfriados;
- Alergias;
- Gripe;
- Asma.
Os tratamentos para a tosse aguda devem ser prescritos por um médico pediatra, que avalia o histórico clínico da criança e determina qual a melhor forma para eliminar o sintoma e melhorar o bem-estar.
O que é a tosse crônica?
A tosse crônica é aquela que permanece ativa por mais de 8 semanas, sendo que a tosse subaguda, que dura de 3 a 8 semanas, também se encaixa nessa categoria. É um sintoma que exige cuidados redobrados, pois há possibilidades de estar relacionado com alguma doença.
As doenças mais comuns que podem estar relacionadas com a tosse crônica em crianças, são:
- Asma;
- Rinite;
- Sinusite;
- Laringite crônica;
- Bronquite;
- Tuberculose.
O tratamento para tosse crônica depende do diagnóstico e do histórico clínico do paciente. Normalmente, são tratamentos eficazes que garantem uma vida normal, aliviando os sintomas desagradáveis de cada doença.
Quando procurar um médico?
As crianças merecem atenção especial quando o assunto é a saúde. Sendo assim, caso a tosse seja constante por mais de 3 semanas é indispensável procurar um pediatra imediatamente, para uma avaliação profissional do quadro.
Além disso, ao perceber que a tosse está acompanhada de outros sintomas, como febre, perda de peso, chiado no peito ou falta de ar, é aconselhável não perder tempo e levar a uma consulta para realização de exames e diagnóstico confiável.
Como em qualquer doença, ter o diagnóstico precoce contribui de maneira significativa para o sucesso dos tratamentos. Portanto, é preciso procurar ajuda médica com antecedência para identificar as causas e tratá-las antes que se agravem.
Como você percebeu, saber a diferença entre a tosse crônica e aguda é muito importante para agir de forma proativa e eliminar o sintoma com eficiência. Além de garantir tratamentos eficazes, a saúde e qualidade de vida são restauradas sem perda de tempo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!