Rinite alérgica

Rinite Alérgica em Crianças: Sintomas, Como Prevenir e Tratar

Em nosso sistema respiratório, o nariz é a porta de entrada tanto para o ar quanto para as impurezas. Por isso, uma de suas funções é filtrar tudo o que respiramos. As crianças portadoras de rinite alérgica possuem uma hipersensibilidade a essas impurezas e seu organismo reage de forma intensa com o intuito de combatê-las.

Já ouviu falar em rinite? Sabe como podemos evitar que nossos filhos sofram com ela? Esse texto irá abordar tudo o que você precisa saber sobre esse problema.

O que é rinite alérgica?

É uma reação do nosso organismo quando inalamos qualquer corpo considerado estranho pelo nosso sistema imunológico. Esses corpos são conhecidos como alérgenos. A rinite é uma condição que afeta cerca de 15% da população mundial.

Os principais alérgenos são poeira, pólen e até alguns alimentos que não são bem vindos para o nosso corpo. A poeira é a causa mais comum de desenvolvimento de um processo alérgico. 

Isso ocorre porque, normalmente, é composta por diversas impurezas que provocam fortes reações do organismo, tais como, pelos de cães e gatos, descamação da pele, restos de baratas e de outros insetos, fungos, bactérias e ácaros.

Quais são os sintomas?

O sintoma mais específico da rinite é a reação intensa dos anticorpos, acarretando na inflamação das mucosas nasais. A rinite é considerada alérgica quando essa ação exacerbada do organismo é provocada pelos alérgenos.

Normalmente, o primeiro contato do paciente com esses alérgenos provoca uma reação alérgica imediata do corpo. Os primeiros sintomas são coriza, coceira nos olhos e no nariz, congestão nasal e espirros constantes.

Esses sinais indicam que o organismo está tentando expulsar o alérgeno causador da irritação. Existem outros sintomas que irão variar conforme a idade do paciente, tais como: dor de cabeça, falta de ar, lacrimejamento, irritação na pele e na garganta, tosse, inchaço nos olhos, congestão nasal, redução da audição e do olfato, fadiga e irritabilidade.

Saiba como se prevenir

Como esse tipo de rinite é provocada pela ação dos alérgenos, a melhor forma de prevenção é evitar o contato com eles. Para isso, algumas mudanças de hábitos podem auxiliar. Como por exemplo:

  • Manter todos os ambientes da casa arejados e ensolarados;
  • Evitar o uso de carpetes, cortinas e almofadas;
  • Se possível, preferir pisos e superfícies de fácil limpeza, como a madeira e cerâmica;
  • Optar por persianas ao invés de cortinas;
  • Evitar mofo e umidade;
  • Não armazenar lixo dentro de casa;
  • Manter os ambientes limpos;
  • Usar colchão e travesseiros impermeáveis;
  • Lavar frequentemente as roupas de cama e de banho;
  • Evitar cobertores de lã;
  • Não fumar nos quartos;
  • Bloquear a circulação de animais de estimação dentro de casa;
  • Não utilizar produtos de limpeza que tenham cheiro forte;
  • Evitar acúmulos de itens que favoreçam a proliferação de ácaros, como livros, caixas e bichos de pelúcia.

Como é o tratamento?

O tratamento da rinite está fundamentado em seguir as recomendações de prevenção, na utilização de medicamentos e na imunoterapia. A imunoterapia é realizada através da aplicação de vacinas antialérgicas.

Essas vacinas são compostas de substâncias que auxiliam no controle das reações do organismo aos alérgenos. O objetivo é reduzir as crises e, em alguns casos, eliminar a ação alérgica do corpo. Contudo, são indicadas apenas quando os medicamentos não surtiram efeito.

O tratamento medicamentoso consiste na utilização de anti-histamínicos, descongestionantes nasais e corticoides. Esses medicamentos promovem a melhora da respiração nasal e amenizam as crises alérgicas.

Agora você já sabe como se prevenir que seus filhos sejam afetados por uma rinite alérgica. Ao primeiro sinal dos sintomas, procure um pediatra especialista no tratamento de alergias.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp