De acordo com relatório do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef), a pneumonia é responsável pela morte de 1,4 milhão de crianças no mundo, por ano. Esse é um dado que mostra a necessidade de estar alerta sobre o perigo dessa infecção.
Essa é uma doença que pode começar como uma simples gripe, mas a sua evolução pode levar ao óbito. Por ser um problema tão comum, é normal que haja uma enorme quantidade de informações a respeito.
O grande problema está na veracidade do que é dito. Por isso, este texto traz alguns dos mitos e verdades mais recorrentes na internet.
O que é pneumonia?
É uma infecção que se instaura nos pulmões e pode ser causada por vírus ou bactérias e, em casos menos frequentes, por fungos. Os bebês e as crianças têm maior probabilidade de serem acometidos pela doença, em razão da imaturidade de seu sistema imunológico. As crianças com menos de um ano de idade costumam ser as mais afetadas.
Mitos e Verdades
Provavelmente, se você já pesquisou sobre o assunto, reconhecerá algumas dessas informações que circulam na internet. Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a pneumonia.
Existem casos de princípio de pneumonia
Um mito muito comum. A doença acontece quando os agentes infecciosos alcançam os alvéolos pulmonares. Caso eles não cheguem até essa região, eles ficaram na traqueia ou nos brônquios, causando bronquite ou traqueobronquite. Essas inflamações confundem as pessoas, que pensam ser apenas uma versão mais sutil da pneumonia.
Substâncias tóxicas podem causar o problema
Verdade. A inalação de fumaça, agrotóxicos ou produtos químicos pode chegar até o pulmão e, também, causar inflamação dos alvéolos. Essa versão da patologia pode comprometer todo o órgão.
É mais perigosa em idosos
Verdade. Assim como nos bebês, a imunidade dos idosos é mais baixa. Dessa forma, a defesa do corpo é menos efetiva.
Usar o ar-condicionado com frequência pode favorecer o contágio.
Essa é uma afirmação que pode ser um mito e uma verdade. Os sistemas de refrigeração sujos são potenciais acumuladores de fungos e bactérias. Isso pode facilitar o contágio pela doença. Contudo, tudo dependerá do tempo de exposição à refrigeração e do nível de imunidade do indivíduo.
Fumar é um fator de risco
Verdade. Os fumantes têm o sistema de defesa do pulmão enfraquecido, facilitando a contaminação por vírus ou bactérias, além inalação da fumaça, que já consiste causa.
A gripe mal cuidada se transforma em pneumonia
Um mito da internet. A gripe é causada pelo vírus Influenza. Ela pode afetar as defesas do organismo, tornando-as fragilizadas, o que colabora para a entrada de outros vírus ou bactérias. Então, a gripe potencializa o risco do contágio, mas não evolui para a doença.
Essas são as afirmações mais comuns, encontradas ao se pesquisar sobre a pneumonia. Agora você tem esclarecimento do que é verdade e o que não procede.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!