pneumonia

Como identificar sinais de pneumonia em crianças e bebês?

A pneumonia é a doença infecciosa que mais mata crianças menores de cinco anos no mundo. Isso ocorre porque seus sinais nem sempre são claros, começando com sintomas semelhantes aos da gripe e, quando evolui, pode levar ao óbito. 

De acordo com relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), essa patologia é responsável pela morte de 1,4 milhões de crianças por ano. Esse é um dado que nos mostra a necessidade de estarmos alertas sobre o perigo da infecção.

Sabe como fazer para perceber os primeiros sinais da doença? Continue a leitura, pois este texto abordará tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é pneumonia?

É uma infecção aguda que se instala nos pulmões a partir do agravamento de outras patologias, tais como rinite, resfriado ou gripe. Pode ser causada por vírus ou bactérias e, em casos menos frequentes, por fungos.

Os bebês e as crianças são os que têm maior probabilidade de ter pneumonia. Isso ocorre em razão da imaturidade dos seus sistemas imunológicos. As crianças com menos de um ano costumam ser as mais afetadas. 

Como diagnosticar?

Os principais fatores de risco da doença são as gripes ou resfriados, a falta de aleitamento materno, doença pulmonar congênita, falta de imunização e o convívio diário com outras crianças da mesma faixa etária.

Normalmente, o diagnóstico é realizado por meio do exame de raio-x do tórax, que permite identificar a presença de secreções no pulmão. A verificação da frequência respiratória do bebê é uma outra forma muito comum de diagnosticar a doença. O aumento dessa frequência possibilita a confirmação do quadro.

O pediatra também faz um exame físico. Com o uso do estetoscópio, ele consegue ouvir ruídos no pulmão. Ainda, podem ser realizados hemograma, tomografia do pulmão, análise de escarro, cultura de fluido pleural e a broncoscopia.

Como identificar os sinais?

Os primeiros sinais são percebidos no comportamento da criança. A falta de apetite, o desânimo e o abatimento demonstram que algo não está bem. Somados ao quadro de febre, são sintomas comuns aos casos de gripe ou resfriado.

Por isso, o diagnóstico precoce não é simples. Muitas vezes, o bebê não apresenta nem tosse, nem febre. Assim, a melhor forma de identificar a doença é por meio da frequência respiratória, pois a respiração fica mais rápida.

Os sintomas mais comuns em crianças até três anos de idade são: respiração curta e ofegante, tosse forte com catarro, febre, choro constante, dificuldade para dormir, presença de secreções nos olhos, vômito, diarreia e movimento das costelas ao respirar.

Para crianças maiores de três anos, os principais sinais são náusea, dor abdominal, cansaço, tosse com catarro, febre, falta de ar, respiração ofegante, prostração e falta de apetite.

Viu, esses são os principais indicativos que levam à suspeita da presença de pneumonia. 


Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como
pediatra e pneumologista em Cuiabá!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp