amamentação

Como conciliar amamentação e volta ao trabalho

De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, a recomendação é de que as mães amamentem os filhos, exclusivamente, até os seis meses de idade e complementem a alimentação com leite materno até, pelo menos, dois anos. No Brasil, a licença maternidade varia entre 4 e 6 meses. Como, então, manter a rotina de amamentação mesmo depois do retorno ao trabalho? É uma tarefa realmente desafiadora, mas saiba que é possível conciliar. Leia o texto em seguida e descubra como.

Conheça os preceitos legais da amamentação

Segundo a CLT – Consolidação das Leis de Trabalho, toda lactante tem o direito a dois intervalos de meia hora para que amamente o bebê até que ele complete os seis meses de idade. Se ela trabalhar longe de casa ou da creche, poderá optar por juntar os dois intervalos e, assim, reduzir o expediente diário em uma hora.

Conciliando a amamentação e o trabalho

Amamente o bebê sempre que possível

Ao voltar para o trabalho, realmente há a possibilidade de o bebê ficar desacostumado com a amamentação e, por isso, acabar rejeitando o peito. É compreensível, afinal, a rotina muda. Para evitar que isso ocorra, mesmo que fora do horário habitual, a mãe deve oferecer o peito à criança sempre que estiver em casa. Amamente em livre demanda para que a produção se mantenha alta.

Cuide do seu psicológico

Acalme seu coração e cuide do psicológico. À medida que o fim da licença se aproxima, as mães começam a sofrer e se preocupar. É a chamada angústia de separação, marcada pelo medo de o leite secar e de a criança não se adaptar com a realidade. De fato, as coisas vão mudar e pode não ser fácil. No entanto, a forma como as lactantes lidam com a situação pode ser determinante para tornar o processo mais leve e natural.

Converse com o cuidador da criança

Seu filho vai ficar com a avó? Vai ficar numa creche? Terá uma babá? Independentemente da sua escolha, converse com o cuidador sobre o tipo de alimentação e horários a serem seguidos. Isso faz toda diferença para que você possa trabalhar tranquila, com o mínimo de preocupação possível.

Estoque seu leite

Se possível, retire seu leite e armazene corretamente para que a criança continue recebendo todo o valor nutricional do leite materno. Comece a estocar cerca de duas semanas antes de a licença maternidade acabar. A ordenha pode ser manual ou com o auxílio de uma bombinha. Após a retirada, guarde o leite em um frasco bem fechado e anote data e horário da coleta. Não se esqueça de que ele se manterá conservado para consumo até 15 dias. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp