escola

Como escolher a escola ideal para a criança

O período escolar, sem dúvida nenhuma, marca a vida de todas as crianças. A escolha não deve ser apenas um espaço para propagação de informação, mas um ambiente favorável à construção de conhecimento, desenvolvimento de laços afetivos e fortalecimento de valores. Por essas e outras questões, os pais precisam ser cuidadosos na escolha da instituição que receberá os seus filhos. Este texto traz dicas especiais para ajudar na tarefa de eleger a escola ideal. Então, acompanhe.

Visite a escola pessoalmente

Por mais que, atualmente, seja possível ter uma noção do trabalho das escolas nas redes sociais e nos sites institucionais, o ideal é visitar a instituição pessoalmente. É importante para esclarecer dúvidas sobre mensalidade, carga horária, regras, equipe, forma de trabalho, processo de adaptação, rotina, forma de comunicação com os pais, alimentação, assim como outras questões indispensáveis para uma boa experiência escolar.

Atente-se à proposta pedagógica

Antes que decida onde seu filho estudará, procure conhecer a proposta pedagógica da escola, seja ela uma instituição pública ou privada. A proposta pedagógica corresponde à identidade da escola, o que inclui sua visão, missão, valores, diretrizes básicas, linha de ensino, bem como crenças e participação na comunidade. Sendo assim, opte por uma instituição que apresente uma proposta alinhada com suas expectativas e com a realidade da família.

Considere a praticidade e acessibilidade da escola

Pode ser que exista uma escola incrível, que seria ideal para seu filho, se não estivesse do outro lado da cidade. Você pode pensar que seja possível se adaptar à distância e organizar uma forma de encaixar o longo deslocamento na rotina, mas é necessário considerar que tanto a criança quanto os pais podem ficar esgotados nessa jornada. Busque alternativas seguras e confiáveis mais perto de casa ou que tenham um fácil acesso. Desse modo, além de ser mais econômico e prático levar e buscar a criança na escola, haverá uma base próxima em caso de emergência.

Observe a estrutura física da escola

Ao visitar as escolas, observe a estrutura física, principalmente os aspectos dos quais você não abre mão. Analise o espaço disponível, a segurança do lugar (como rede nas janelas, corrimão nas escadas, extintores de incêndio, por exemplo), a higiene das dependências, os tipos de brinquedos e livros, a conservação dos móveis, a existência de ambientes anexos como parquinho, brinquedoteca e biblioteca, laboratório, etc. Por mais simples que seja a escola, cada detalhe deve ser observado.

Conheça a equipe da escola

Em todas as oportunidades possíveis, procure conhecer a equipe da escola, afinal, esses profissionais cuidarão do seu bem mais precioso. Além de considerar a formação e experiência dos professores, ajudantes e coordenadores, leve em consideração a maneira como os adultos se relacionam com as crianças. Portanto, observe se são carinhosos, prestativos, pacientes e gentis. Além disso, escolha o melhor que puder, sempre dentro das possibilidades da família. Se a escola do seu filho for modesta e pequena, fique em paz com sua decisão e esteja ciente de que mesmo em um lugar simples, com seu acompanhamento e com o compromisso da instituição de ensino, a criança poderá ter importantes aprendizados e viver grandes experiências. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp