A forma como ocorre o desenvolvimento de uma criança é crucial para definir a sua saúde na fase adulta. Por isso, é de extrema importância que um pediatra faça o acompanhamento do bebê durante todo o seu crescimento.
No entanto, essa necessidade é algo que traz muitas dúvidas para os pais, principalmente sobre a frequência das consultas. Neste post, explicaremos tudo sobre o assunto e responderemos a todas as suas perguntas.
O que é puericultura?
Trata-se do termo utilizado para definir o acompanhamento pediátrico do bebê. A puericultura tem por objetivo analisar o desenvolvimento da criança e sanar todas as dúvidas dos pais a respeito de tudo que envolve esse momento.
Ainda, esse acompanhamento deve ser iniciado logo após o nascimento e se estender até o fim da adolescência. Assim, é possível promover a saúde da criança e do adolescente, possibilitando o diagnóstico precoce de qualquer alteração no funcionamento do seu organismo.
Porém, como são consultas para avaliar o desenvolvimento e também orientar os pais e a criança, costumam durar mais tempo que uma consulta normal.
Qual a periodicidade de consultas para acompanhamento do bebê?
No primeiro ano de vida do bebê, ocorrem mudanças muitos rápidas no seu corpo e o seu desenvolvimento é acelerado. Por isso, recomenda-se que as idas ao pediatra ocorram, pelo menos, três vezes no primeiro mês.
Normalmente, a primeira consulta é realizada no 5º dia de vida, a segunda no 15º dia e a terceira quando ele completar um mês de vida. Posteriormente, os intervalos aumentam, sendo uma vez por mês do 2º ao 6º mês de vida. Do 7º ao 12º mês, a periodicidade passa a ser de uma consulta a cada dois meses.
No entanto, essa é uma recomendação padrão e não uma regra absoluta. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a quantidade de visitas ao pediatra depende da idade da criança e das necessidades específicas para cada caso.
O que o pediatra pode perguntar?
O objetivo do pediatra sempre será entender como está o desenvolvimento da criança desde a última consulta. Neste sentido, ele irá avaliar o ganho de peso e de comprimento e conferir a evolução das habilidades, tais como, uso das mãos para pegar objetos, brincadeiras que mais gosta, capacidade de rolar, sentar ou de andar, entre outros.
O que perguntar ao pediatra?
O pediatra está à disposição dos pais para sanar todas as dúvidas que eles tenham sobre o universo infantil. Isso significa que as perguntas não devem se limitar apenas a questões médicas, mas também a problemas gerais de assistência à infância.
Por isso, aproveite o momento da consulta para perguntar sobre a amamentação, possibilidade de visitas de amigos e familiares, rotinas de sono, contato com animais de estimação, quando introduzir a alimentação e outras dúvidas que existam.
Enfim, o primeiro mês de vida da criança é um momento especial para o seu desenvolvimento. Por isso, não deixe de realizar o acompanhamento do bebê com um pediatra. Dessa forma, é possível garantir um crescimento saudável.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!