A catapora é uma doença benigna e está entre as mais comuns que geralmente afetam crianças com idade inferior a 10 anos. A principal e mais visível característica da doença são as bolinhas espalhadas por todo o corpo.
Embora não seja uma doença grave, a catapora pode provocar muitos desconfortos para a criança, causando sintomas desagradáveis. Por esse motivo, é uma condição que merece atenção especial dos pais.
Uma das principais alternativas para preservar a saúde e a qualidade de vida da criança é entender melhor a doença e contar com apoio médico para um diagnóstico precoce. Pensando nisso, confira neste post como prevenir e tratar a catapora e veja mais informações relevantes sobre o assunto!
Afinal, o que é a catapora?
A catapora é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, causada pelo vírus Varicela-Zóster. Costuma se manifestar no final do inverno para o início da primavera, afetando principalmente as crianças de até 10 anos.
A doença é caracterizada pelo surgimento de bolhas avermelhadas na pele, no entanto, na maioria dos casos é uma condição benigna. Quando a criança é infectada uma vez, permanece imune definitivamente, mas o vírus ainda se faz presente no organismo e pode, futuramente, causar outra doença, chamada Herpes-Zóster.
Quais os sintomas?
Geralmente, os sintomas da catapora são leves e podem se manifestar entre 10 a 20 dias após o contágio. O principal sintoma são o surgimento das erupções cutâneas em forma de bolhas, que tendem a surgir inicialmente na face e peitoral.
Essas bolhas ficam cheias de um líquido claro, que começa a escurecer e secar e esse processo de cicatrização causa uma coceira intensa.
Além disso, a catapora pode provocar os seguintes sintomas:
- dor de cabeça;
- fadiga;
- febre baixa;
- Indisposição intestinal;
- mal-estar;
- manchas vermelhas no corpo;
- perda de apetite.
Como prevenir a catapora?
A prevenção é um fator indispensável para cuidar da saúde e eliminar as possibilidades de a catapora evoluir para condições mais graves. Para tanto, algumas medidas são fundamentais e evitar que a criança passe pelos desconfortos causados pela doença.
As medidas eficientes para prevenir a catapora são as seguintes:
- vacinação tetra viral;
- higienizar objetos contaminados como roupas pessoais e de cama;
- lavar as mãos após tocar nas lesões;
- isolar o paciente evitando que vá à escola ou ambientes cheios;
- consultas e acompanhamento com pediatra.
Quais os tratamentos?
O tratamento para a catapora consiste basicamente em medicamentos analgésicos, antialérgicos e antitérmicos, para aliviar os sintomas como febre, dor de cabeça e coceira. Entretanto, a prescrição desses medicamentos deve ser feita pelo médico.
Além disso, os cuidados com a higiene são indispensáveis para os casos de catapora, e auxiliam bastante no tratamento. É importante evitar a automedicação e receitas duvidosas que podem levar a riscos.
Para ter um tratamento eficiente, de acordo com o quadro e características da criança é fundamental procurar ajuda de uma pediatra. Dessa forma, além de garantir um acompanhamento adequado, é possível ter resultados mais eficientes.
Como você percebeu nesse artigo, a catapora é uma doença infantil muito comum, que provoca sintomas desagradáveis. No entanto, com o devido tratamento e acompanhamento médico, rapidamente é eliminada preservando a qualidade de vida e bem-estar da criança.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!