As doenças respiratórias são as mais comuns em crianças, e se manifestam principalmente em épocas frias e secas, como o outono e o inverno. São patologias sérias, que podem afetar tanto as vias aéreas superiores quanto os brônquios e os pulmões.
Nesse sentido, as crianças que apresentam quadros de doenças respiratórias têm sintomas intensos, que comprometem o bem-estar e exigem cuidados especiais – para evitar que a situação se agrave para estágios avançados, o que é um risco grave.
Neste post, você vai saber quais os principais cuidados para prevenção das doenças respiratórias em crianças e cuidar melhor da saúde dos seus filhos. Continue a leitura e saiba tudo para garantir uma vida saudável e qualidade de vida para os pequenos!
O que são as doenças respiratórias?
As doenças respiratórias são condições que afetam as vias aéreas superiores, como o nariz, garganta e a face, ou as vias aéreas inferiores, que são os brônquios ou pulmões. Essas doenças podem acontecer por infecções e também em casos crônicos.
As principais doenças respiratórias são:
- Asma;
- Bronquite;
- Pneumonia
- Rinite alérgica;
- Sinusite;
- Faringite;
- Gripe ou resfriado;
- Tuberculose.
Quais os cuidados para prevenção de doenças respiratórias?
A melhor maneira para cuidar da saúde da criança é por meio da prevenção, adotando hábitos da rotina que contribuem para evitar situações de risco. Quando se trata das doenças respiratórias, esses cuidados são ainda mais importantes, principalmente durante épocas frias.
Veja quais os cuidados para prevenção de doenças respiratórias você deve tomar para proteger seus filhos!
Mantenha os ambientes ventilados
Ambientes fechados e com pouca circulação do ar são mais propícios à proliferação de doenças e alergias respiratórias. Sendo assim, permita que a casa esteja sempre arejada, com uma boa circulação do ar e se possível, com as janelas e portas internas abertas.
Higienize as mãos constantemente
Uma das principais formas de contaminação das doenças respiratórias é pelas mãos, ao tocar em algo contaminado e levar a boca, nariz ou olhos. Por isso, é imprescindível higienizar as mãos constantemente, principalmente quando frequentar espaços públicos, por exemplo, escolas, parques e transportes.
Mantenha a hidratação da criança
É extremamente importante estimular a criança a beber água constantemente, para evitar queda da imunidade e facilitar o surgimento de infecções e doenças respiratórias. A hidratação é, inclusive, indispensável para prevenir diversas outras doenças e garantir maior resistência as crianças.
Evite aglomerações
Locais com grande número e concentração de pessoas apresentam condições ideais para a disseminação de vírus e germes. Por isso, evite esses lugares com as crianças, especialmente se elas já apresentaram quadros de doenças respiratórias ou alergias.
Se a criança apresentar sintomas de alguma doença respiratória, mesmo com os cuidados preventivos, procure um pediatra para uma avaliação precisa. Assim, você terá um diagnóstico confiável e tratamentos eficazes para evitar complicações.
Além disso, o pediatra pode orientar medidas preventivas específicas, de acordo com o quadro da criança. Sobretudo, com indicações seguras para cuidar da saúde de uma forma completa, promovendo um desenvolvimento e qualidade.
Como você percebeu neste artigo, com cuidados simples adotados no dia a dia é possível preservar as crianças das doenças respiratórias. São ações que promovem grandes resultados, evitando doenças graves que comprometem a qualidade de vida.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!