asma

O Que É e Quais São as Causas da Asma?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de dois milhões das consultas pediátricas realizadas no mundo ocorrem em função de casos de asma e existem cerca de 150 milhões de pessoas com o diagnóstico da doença.

Observando esses números percebemos o tamanho da gravidade dessa doença. Conhece essa patologia respiratória? Preparei esse texto para ajudar você a entender como ela pode se manifestar em crianças e quais são as principais causas.

O que é asma?

É o estreitamento das pequenas entradas de ar que temos nos pulmões chamadas de bronquíolos. Essa alteração compromete nossa capacidade respiratória, dificultando a passagem do ar.

Quando o paciente é exposto a um agente causador da doença, a inalação desse agente provoca a inflamação dos bronquíolos. Assim, eles segregam mais muco e tornam mais difícil o processo de expirar porque o ar viciado ainda está dentro dos pulmões.

Normalmente, as crianças são as mais afetadas por esse problema. Porém, pode acometer pessoas de qualquer idade.

Essa patologia respiratória é classificada de acordo com a recorrência dos sintomas. Quando eles são frequentes, é considerada não controlada. A parcialmente controlada apresenta os sintomas com menor frequência. Os pacientes asmáticos têm o quadro considerado controlado quando não há mais a presença dos sintomas e ele pode viver uma vida normal.

A principal característica da asma é a dificuldade em respirar, como se não conseguisse conduzir o ar até o pulmão.Outros sinais comuns à doença são falta de ar, tosse seca, chiado ao respirar, dor no peito, respiração curta ou acelerada, pulsação rápida e agitação.

Nos casos graves, os sintomas são mais intensos e oferecem maior risco de vida ao paciente. Normalmente, ele apresenta os lábios azulados, sinais de euforia ou de ansiedade, confusão mental, tontura, suor intenso, sensação de frio, perda de consciência e até dificuldade em se comunicar.

Quais são as causas?

Não há uma exatidão ou consenso nas informações sobre as causas desse problema, O que se sabe é que a sua manifestação decorre da exposição do paciente a um gatilho. Por isso, a melhor forma de falar das causas é falar sobre esses gatilhos.

Alérgenos

Na maioria dos casos, as crises ocorrem quando a pessoa é colocada diante de algum alérgeno. Os principais alérgenos são ácaros, poeira, poluição, pólen, mofo, pelos de animais, fumaça, partículas de insetos e produtos químicos com forte odor.

Alimentação

Algumas alergias a alimentos também podem manifestar a doença. Normalmente, os causadores dessas alergias são os ovos, o leite de vaca, trigo, soja, peixe, frutos do mar, amendoins, conservantes e aditivos presentes em alimentos industrializados.

Exercício físico

É um gatilho ocasionado pela prática de exercício ou esforço físico e muito comum em atletas. Geralmente, a dificuldade respiratória permanece por 5 a 20 minutos após o início dos exercícios.

Mudanças climáticas

Ao sofrer uma mudança brusca de temperatura, a criança pode desenvolver o quadro asmático acompanhado de rinite ou tosse.

Histórico familiar

A genética familiar pode ser uma das causas dessa doença. Provavelmente, pessoas que tenham casos de alergia na família irão desenvolver outros problemas alérgicos.

Acredito que agora você já saiba como a asma se manifesta e quais são as situações que podem desencadeá-la. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!