asma

Como usar a bombinha de asma corretamente?

O nebulímetro, ou bombinha de asma, é o aparelho utilizado na aspiração de broncodilatadores, como Aerolin, Berotec, Aeroflux. Ele é basicamente um spray que, quando acionado, libera uma pequena quantidade da substância contida no seu interior. Ademais, a distribuição do medicamento é gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, desse modo, você pode retirá-lo na Farmácia Popular mediante apresentação da receita e dos documentos do paciente. Apesar de o acesso ao tratamento ser facilitado, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a utilização da bombinha de asma. A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) confirma isso. Conforme divulgou a organização, apenas 12% das pessoas com asma estão com a doença controlada e quase 90% não sabem usar o dispositivo. Com a finalidade de ajudar você, preparei este artigo ensinando como usá-la corretamente. Quer saber como? Acompanhe até o final!

Uso correto da bombinha de asma

Agite antes de usar

Se quiser fazer tudo certinho, primeiramente, agite o produto entre 5 e 8 vezes para diluir a medicação e deixá-la mais uniforme nos gases do aerosol.

Aproxime o nebulímetro

O formato de L tem uma razão de ser e você vai seguir exatamente essa configuração. Dessa forma, coloque a parte da saída do jato para baixo, na direção da boca, sem aproximar demais o aparelho. Então, com a boca levemente aberta, aperte com o dedo indicador para liberar o jato. A bombinha de asma precisa ficar, pelo menos, a dois dedos de distância, porque se deixá-la perto demais a maior parte das partículas, em vez de ir para os brônquios, ficará depositada na garganta ou no céu da boca. Caso tenha dificuldade de seguir esse passo a passo, recomendo o uso de um espaçador, que cumprirá exatamente esse propósito.

Respire adequadamente

A respiração é a etapa fundamental no processo de absorção do remédio. Por isso, antes de aspirar, libere todo o ar dos pulmões. Depois que fizer isso, posicione o aparelho, aperte o spray e puxe o ar simultaneamente, de forma lenta. Assim que inspirar, segure o ar e conte mentalmente até 10. Esse procedimento é imprescindível para garantir a concentração do medicamento nos pulmões. Portanto, tenha calma e evite respirar muito rápido, pois a respiração acelerada reduz a probabilidade de uma perfeita absorção.

Realize uma inalação por vez

No caso de crises intensas, é possível que o pneumologista recomende mais de uma aplicação. Contudo, é fundamental que você faça pequenas pausas entre as inalações — pelo menos 1 minuto. Porque esse intervalo garantirá melhores resultados e evitará possíveis engasgos.

Lave a boca ou escove os dentes

Alguns inaladores, como Clenil, possuem corticosteroide ou corticoide, sendo assim a retirada de resíduos depositados na boca é necessária, a fim de eliminar possíveis reações, inerentes de tais medicações. No mundo, mais de 200 milhões de pessoas sofrem com a asma, de acordo com o Organização Mundial de Saúde (OMS). E por aqui, cerca de 6,4 milhões de brasileiros já foram diagnosticados, conforme dados do Ministério da Saúde. Com números tão expressivos, ressalto que o uso correto da bombinha de asma deve ser amplamente propagado, já que a medida ajuda a salvar vidas. Então, se conhece alguém que precisa dessa informação, compartilhe! Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp