chiado no peito

Chiado no peito? Saiba o que pode ser

Existem muitas causas possíveis para o chiado no peito em crianças. Segundo o Estudo Internacional da Sibilância em Lactentes, cerca de 50% das crianças já apresentaram um episódio de sibilância no primeiro ano de vida.

Neste post, você vai conhecer mais sobre esse sintoma e as suas causas prováveis. Então, se você tem interesse no tema, continue a leitura.

Por que ocorre o chiado no peito?

Primeiramente, é importante saber que a respiração normal das crianças é tranquila, com uma expansão suave do tórax durante a inspiração, sendo silenciosa. Além disso, a aparência da criança é pacífica. Qualquer característica fora desse padrão pode indicar uma dificuldade respiratória.

Ainda, o chiado no peito se caracteriza por um som semelhante a um assobio contínuo que é facilmente percebido durante a ausculta. Esse barulho é provocado pelas contrações da musculatura dos brônquios, chamado de broncoespasmos.

Conheça as principais causas do chiado no peito 

Os sibilos, como são conhecidos, ocorrem quando há um estreitamento das vias respiratórias, dificultando a respiração. Por isso, toda condição que provoque esse estreitamento dos brônquios pode causar o chiado no peito. A seguir, conheça mais sobre as enfermidades que podem estar por trás desse sintoma.

Asma

Dificuldade para respirar, chiado no peito, tosse e respiração encurtada são sinais que podem indicar um quadro de asma. Porém, trata-se de uma condição de difícil diagnóstico e que pode surgir sem aviso, sendo uma das doenças crônicas mais comuns em crianças.

Ainda, a asma é a inflamação das vias aéreas que faz com que os sintomas surjam, principalmente à noite ou no início da manhã. Por ser um quadro que pode trazer grandes prejuízos para a qualidade de vida das crianças, é fundamental identificá-la de forma precoce.

Embora não se conheça muito sobre os mecanismos que levam ao desenvolvimento da asma, sabe-se que há influência de fatores genéticos e ambientais, tais como, exposição à fumaça do cigarro, poluição ou a infecções virais recorrentes.

Bronquiolite

Trata-se de uma inflamação dos bronquíolos, uma estrutura localizada na parte final dos brônquios, que acomete, principalmente, os bebês com menos de dois anos. Isso porque o sistema imunológico nessa idade ainda é imaturo, tornando-os mais suscetíveis à doença.

Geralmente, a bronquiolite é causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), mas também pode ser transmitida pelo adenovírus, parainfluenza, rinovírus, influenza, bocavírus e o metapneumovírus.

Além dos sibilos, a criança também apresenta tosse, obstrução nasal e coriza, sendo um quadro semelhante aos episódios de asma ou de bronquite. No entanto, o tratamento visa apenas controlar os sintomas e dificilmente a criança precisará ser internada.

Síndrome do bebê chiador

A síndrome do bebê chiador, ou lactente sibilante, se caracteriza pela presença de chiado no peito e tosse frequente. A condição costuma estar associada a uma hiper-reatividade dos pulmões do recém-nascido que se estreitam em casos de resfriados, alergias ou refluxo.

Ainda, para que seja considerado um quadro de síndrome, é preciso que o bebê tenha apresentado três ou mais episódios de sibilância ao longo de dois meses, ou que o chiado seja contínuo e perdure, pelo menos, por um mês.

Laringite

A laringite aguda subglótica é uma causa comum de obstrução da via aérea superior na infância. Os principais sintomas apresentados pela criança são os sibilos, disfonia e tosse forte. Na maioria dos casos, é de causa viral, sendo entendida como uma emergência respiratória benigna. Ainda, a principal forma de tratamento é o uso de corticoides na fase aguda.

Pronto! Após a leitura deste post, você conheceu as causas mais frequente de chiados no peito em crianças. Então, caso o seu filho manifeste características comuns a essas condições, procure assistência médica.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp