chupeta

Chupeta: entenda os prós e contra

O uso de chupeta traz muitas dúvidas aos pais. Desde a vida intrauterina, os bebês realizam a sucção de forma natural e instintiva. Sugar é, de fato, um dos seus primeiros reflexos, que começam a chupar o dedinho mesmo antes de nascer. A sucção faz parte do desenvolvimento psíquico do bebê. É uma necessidade fisiológica que, quando suprida, libera endorfina e promove a sensação de bem-estar e prazer. Essa prática se estende durante o primeiro ano de vida da criança, quer por meio da própria amamentação, quer pelo uso da chupeta. O assunto da chupeta divide opiniões. Enquanto para alguns pais e profissionais ela é aliada, para outros, é vilã. É interessante não ser 8 nem 80. Que tal analisar os pontos positivos e negativos do uso da chupeta para, depois, tirar as conclusões? Então, confira a seguir os prós e contras.

Benefícios da chupeta

Ao contrário do que muitos pensam, o uso da chupeta pode trazer benefícios específicos. Entretanto, antes de decidir pelo uso, é importante avaliar se tais benefícios compensam os possíveis prejuízos. Veja em seguida, quais são os benefícios.

Acalma o bebê

Em meio a crises de choro, os bebês se acalmam quando recebem a chupeta. A sucção libera o hormônio endorfina e, por isso, ocorre a modulação da dor, humor e ansiedade, além de promover uma sensação prazerosa.

Ajuda a dormir com mais facilidade

Justamente pelo seu potencial tranquilizador, a chupeta ajuda o bebê a pegar no sono. Boa parte dos bebês que vão dormir com chupeta, entretanto, a abandonam ao longo da noite.

Previne a morte súbita infantil

Estudos apontam que o uso da chupeta é um fator preventivo para a síndrome da morte súbita. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, o uso é indicado a partir da terceira semana de vida da criança, quando a amamentação já está estabelecida. Isso deve ocorrer, preferencialmente, durante o sono.

Malefícios da chupeta

O uso da chupeta, principalmente por período prolongado, pode acarretar prejuízos. Primeiramente, é importante lembrar que, embora o ato de sucção seja necessário para o desenvolvimento dos bebês, a amamentação é suficiente para suprir tal necessidade. Veja quais são os principais malefícios do uso da chupeta.

Atrapalha o desenvolvimento ósseo do rosto

A amamentação contribui na formação da mandíbula e demais ossos faciais, auxiliando na mastigação, respiração e oclusão dentária. O uso de chupeta, no entanto, pode atrapalhar esse desenvolvimento.

Adianta o desmame

O uso contínuo da chupeta, segundo pesquisas, está associado ao desmame precoce, sobretudo quando iniciado desde o nascimento. Caso opte por oferecer bicos artificiais ao seu bebê, espere um tempo até que a amamentação se estabeleça.

Traz problemas odontológicos

Usar chupeta pode causar problemas de mastigação. Além disso, ocasiona deformidades na arcada dentária. Para completar, é uma prática que pode estar associada ao atraso na linguagem oral, o que resulta em problemas na fala. Sendo assim, caso decida usar chupeta, prefira as ortodônticas.

Prejudica a respiração

Entre os danos causados pelas chupetas estão os prejuízos respiratórios como, por exemplo, expiração prolongada, respiração pela boca, piora na elevação do palato, redução do espaço aéreo dos seios da face, desvio do septo nasal e maior propensão a infecções de ouvido, amigdalites, rinites, irritações na laringe e nos pulmões. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp