A asma é uma doença crônica muito comum durante a infância, provocada pela inflamação das vias aéreas. É uma condição clínica que causa sintomas desagradáveis, comprometendo o bem-estar da criança.
As causas da asma ainda levantam muitas dúvidas, principalmente quando se manifestam nas crianças. No entanto, podem estar relacionada com uma complexa relação entre fatores ambientais e genéticos.
Conhecer os sintomas e entender melhor a doença é fundamental para procurar o pediatra e ter o diagnóstico precoce e um tratamento eficiente. Para ajudar, confira neste post quais os tratamentos e sintomas mais comuns da asma!
O que é a Asma?
Uma das condições mais comuns no Brasil e no mundo, a asma é uma doença crônica causada pela inflamação nos brônquios, dificultando a passagem de ar para o pulmão. Assim, a pessoa tem dificuldades para respirar causando uma sobrecarga no pulmão e coração.
Embora a asma não tenha cura, é tratável e pode garantir a qualidade de vida da criança ou adulto. O diagnóstico da doença é clínico, ou seja, o pediatra pneumologista acompanha o quadro da criança, intensidade dos sintomas, crises e realização de exames.
Existem diferentes tipos de asma que afetam crianças e adultos, que são:
- alérgica;
- não alérgica;
- ocupacional;
- com obstrução fixa;
- induzida pelo exercício físico.
Quais os agentes causadores?
A maioria das pessoas acometidas pela doença sofrem crises quando expostas a fatores ambientais e substâncias transportadas pelo ar. Dessa forma, cada indivíduo pode ter crises por motivos diferentes, que devem ser conhecidos para reduzir a exposição e buscar o tratamento adequado.
Os principais gatilhos para a asma são:
- alergias alimentares;
- esforço físico;
- fatores psicológicos como raiva ou medo;
- fumaça de cigarro;
- irritantes químicos;
- medicamentos como aspirina e anti-inflamatórios não hormonais;
- mudança brusca de temperatura;
- poeira presente em carpetes, bichos de pelúcia, cobertores e outros;
- pólen,
- poluição do ar.
Quais os sintomas da asma?
Os sintomas da asma em crianças começam mais leves, no entanto, se não houver o acompanhamento médico e tratamento adequado pode evoluir para casos graves. Por esse motivo, é fundamental ter atenção aos sinais e procurar o pediatra para diagnosticar e tratar a doença ainda na fase inicial.
Veja os principais sintomas da condição em crianças:
- cansaço excessivo durante atividade física ou esforços do dia a dia.
- chiado frequente no peito sem a presença de resfriados;
- desconforto no peito;
- despertar a noite devido ao cansaço;
- falta de ar;
- insônia;
- tosse seca.
Como é o tratamento?
O primeiro passo para o tratamento eficiente da doença é o acompanhamento com pediatra, para avaliação do caso e diagnóstico preciso. Dessa maneira, é possível entender quais as particularidades da criança em relação à asma, para indicar soluções mais eficazes.
O tratamento geralmente é constituído pela administração de medicamentos para prevenir os sintomas e aliviar as crises. Além disso, é identificado os agentes alérgenos e irritantes para reduzir ou eliminar a exposição da criança a esses fatores.
A asma exige um monitoramento e cuidados constantes para garantir que a criança se desenvolva da melhor forma possível. Portanto, é fundamental proporcionar todo o apoio e orientações pediátricas adequadas e assim, preservar a saúde e o bem-estar.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!