fibrose cística

O que é fibrose cística?

A fibrose cística é uma das doenças que tem maior recorrência na infância. Geralmente, em razão da baixa popularidade e da falta de informação, o diagnóstico é realizado tardiamente e pode colocar a vida do paciente em risco.

Você conhece essa patologia? Sabe quais são as causas? Então, continue a leitura desse texto que preparei especialmente para que você aprenda tudo sobre o assunto.

Como é essa doença?

Também conhecida como mucoviscidose ou doença do beijo salgado, a fibrose é um distúrbio crônico que afeta, principalmente, o pâncreas, os pulmões e o sistema digestivo. O organismo dos pacientes portadores dessa patologia produz um muco muito mais espesso do que o padrão.

Justamente por isso, há um acúmulo de germes e bactérias nas vias respiratórias. Esse acúmulo pode acarretar em inchaço, infecção e inflamação dessas vias ou em uma lesão pulmonar, ocasionando graves problemas como a pneumonia, bronquite e até levar a óbito decorrente de uma disfunção respiratória.

A maior dificuldade para os pacientes está na confirmação precoce do diagnóstico. Normalmente, as crianças que têm a doença não apresentam os sintomas após o nascimento, podendo demorar anos para que os sinais apareçam.

Quais são as causas?

Por ser um distúrbio desenvolvido a partir da herança genética do indivíduo, a causa está nos genes. O gene defeituoso produz uma proteína responsável por essa alteração na espessura do muco. 

Contudo, além das disfunções que oferece aos pulmões, a fibrose cística também pode acometer o pâncreas e o sistema digestivo. No pâncreas, pode causar a obstrução dos ductos promovendo a perda das enzimas digestivas.

Essas enzimas possuem papel fundamental em nosso organismo, pois elas auxiliam a nossa digestão e absorção dos nutrientes, essenciais para que tenhamos um crescimento e desenvolvimento saudável.

Apesar da dificuldade em obter uma confirmação precoce do quadro, existem situações específicas causadas pela mucoviscidose que podem facilitar a análise do profissional de saúde.

Por exemplo, uma pequena porcentagem desses pacientes nascem com uma obstrução intestinal por mecônio, conhecida como síndrome íleo meconial, que pode ser percebida por uma ultrassonografia.

Outras pessoas podem apresentar quadros crônicos de dor abdominal, pancreatite, cirrose, perda excessiva de sal pelo suor, dificuldades de crescimento ou de ganho de peso, chiados no peito, entre outros.

Como é o tratamento?

O tratamento da fibrose é realizado através do acompanhamento médico. A pediatra irá avaliar o caso e verificar quais são as vitaminas que estão em falta no organismo do paciente. Assim, irá realizar uma suplementação vitamínica, com suporte dietético e utilização de enzimas pancreáticas.

A melhor forma de prevenção da doença é através do diagnóstico precoce que pode ser realizado através do famoso teste do pezinho e complementado pelo teste de suor. Acredito que agora você já conseguiu entender mais sobre a fibrose cística. 

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp