É bem comum que a fase do nascimento dos primeiros dentes do bebê traga dúvidas para os pais e dificuldades para os pequenos. Mesmo que seja a evolução de um ciclo e um momento de comemoração, o surgimento dos dentinhos pode gerar bastante desconforto para a criança. Entenda melhor.
Qual o período que a erupção dentária ocorre?
O desenvolvimento de cada criança segue seu próprio ritmo. Contudo é possível afirmar que por volta dos seis meses, os dentinhos começam a despontar.Quais são os sinais do nascimento dos primeiros dentes
Certamente você já ouviu que o bebê está “chatinho” porque os dentes estão nascendo. Ou alguém dizer que a febre “ é o dente”. Porém, muito cuidado com essas afirmações. Existem diversas discussões acerca dos sintomas desse período. Isso porque alguns sinais, muitas vezes tidos como provenientes da erupção dentária, podem significar outra situação. Em meio à controvérsias, é relatado em artigos médicos, sintomas como salivação excessiva, qualidade do sono ruim, fezes mais moles, irritabilidade e febre baixa. A questão aqui é entender que o excesso de saliva, por exemplo, pode ocorrer devido ao amadurecimento das glândulas salivares, que podem estar ocorrendo na época esperada para o nascimento dos dentes. Outro problema é a febre, constantemente associada a essa situação. Entretanto, o momento da erupção dentária pode coincidir com a fase em que as crianças começam a descobrir o mundo e colocar tudo na boca. Esse fato aumenta as chances de contrair uma infecção, que mascarada pelo nascimento do dente, pode se agravar.Quais são os cuidados a serem tomados?
- Quando os indícios começarem a aparecer, não exite em consultar o seu pediatra para tirar as dúvidas. É com ele que você deve buscar informações. Não deduza as situações baseado no que se lê na internet ou nos ensinamentos da vizinha, parente, avó. Principalmente, se perceber prostração da criança, febre persistente ou alta e outros sintomas. O nascimento dos primeiros dentes não provoca doenças.
- Se o surgimento dos dentinhos forem uma confirmação, leve a criança ao odontopediatria para avaliar o quadro e receber as orientações referentes à higienização bucal.
- Além disso, após receber as orientações do médico não deixe de fazer a limpeza bucal da criança utilizando a escova de dentes e pasta dental sempre que necessário.
- Os mordedores são uma boa opção para aliviar o desconforto inicial da erupção dentária, principalmente quando gelados. A gengiva pode coçar bastante e deixar a criança irritada. Escolha os mordedores feitos com materiais mais rugosos e coloque na geladeira por algum tempo antes de dar à criança.
- Nunca medique o bebê com analgésicos sem consultar seu pediatra. Por mais que o bebê aparente dor e desconforto, apenas o médico deverá indicar algum medicamento, caso ele avalie ser necessário.
- Alguns produtos industrializados para aplicar na gengiva são vendidos com a promessa de eliminar o incômodo. Fique atenta! Nem sempre eles têm recomendação médica ou pode ser administrado no seu filho. O nascimento dos primeiros dentes é uma fase delicada, porém deve ser tratada com segurança para o seu bebê.
Comentários