A chegada de um bebê gera grandes expectativas para os pais e familiares. Até os amigos e colegas de trabalho do casal ficam curiosos para conhecerem o novo integrante da família. Essa ansiedade acaba provocando uma dúvida muito comum nos pais: quando a criança está apta a receber visitas?
Bem, isso não tem uma resposta certa ou errada. Entretanto, o bom senso precisa prevalecer diante de algumas situações. O mais adequado é conversar com o pediatra antes de aceitar as visitas. Isso porque o sistema imunológico do recém nascido ainda não é maduro o suficiente para livrá-lo de certos agentes infecciosos e causadores de doenças. Portanto, a exposição exagerada pode trazer alguns riscos à saúde da criança. Entenda melhor.
O bebê pode receber visitas na maternidade?
Sim. Porém, essa é uma decisão dos pais. Esse é um momento muito íntimo, em que a mulher ainda está se recuperando do parto. Uma visita inoportuna pode causar desconforto já que o corpo da mãe ainda pode estar sofrendo as consequências de dar à luz. É nesse momento também que a criança está aprendendo a mamar. A pega correta e amamentação adequada pode levar alguns dias para acontecer. Desse modo, receber visitas talvez interfira na adaptação do processo, tanto para a mãe, quanto para o filho. Alguns hospitais têm regras próprias em relação às visitas. Costuma-se ter horários rígidos e restrição de número de pessoas. Caso os pais decidam não receber visitas nesse momento, as regras da maternidade podem ser uma boa aliada.O que considerar nesse momento
Algumas normas podem reduzir a agitação do momento. Portanto, estabeleça algumas regras e não se preocupe tanto com o dever social de receber pessoas em casa ou na maternidade. Esse momento é da família. Primeiramente, solicite que o pessoal agende a visita com antecedência. Isso é importante para programar o visitante sem mudar a rotina do bebê, que deve sempre ser priorizada. Também evita que o visitante chegue na hora que os pais estão descansando. Afinal, um recém-nascido em casa exige atenção e horas sem dormir! Ainda em relação à rotina da criança, não acorde o bebê para mostrá-lo às visitas. Caso alguém chegue sem avisar, leve-o para conhecer a criança enquanto ela dorme e marque em uma outra oportunidade de apresentá-lo quando estiver acordado. Não deixe alguém doente ir até o seu lar nesse momento. Mesmo que não entrem em contato direto com o bebê, os agentes causadores do problema podem ficar no ar. É preciso cuidado redobrado com a saúde do recém-nascido após o parto. Crianças são bem-vindas, desde que estejam com a saúde em dia. Se for na maternidade, é necessário checar com as regras do hospital. É importante evitar barulho desnecessário pois o bebê ainda está se adaptando aos estímulos fora do útero da mãe. Mesmo que receber visitas para conhecer o novo integrante seja prazeroso, alguns inconvenientes podem surgir. O pediatra é o melhor caminho para discutir as dúvidas e pedir orientações. A decisão deve sempre priorizar o momento íntimo da família, a rotina e a saúde do bebê. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!
Comentários