chupeta e a mamadeira

Como e quando retirar a chupeta e a mamadeira?

Um tema polêmico que confunde muitos pais é a época adequada de tirar a chupeta e a mamadeira dos filhos. Como fazer para não traumatizar a criança? Será que a chupeta pode prejudicar a posição dos dentes? E a mamadeira, a criança não sentirá muita falta? Esse tema pode parecer complicado, mas uma boa base de informações pode ajudar a deixar o processo mais simples.

Quando tirar a chupeta e a mamadeira?

De acordo com a Associação brasileira de Odontopediatria, 3 anos é a idade limite para que chupeta e mamadeira saiam da vida da criança. Inclusive, a recomendação é que o processo de retirada do bico seja gradual e termine por volta dos 2 anos e meio de vida. Essas recomendações têm como base os momentos de desenvolvimento psicológico e anatômico do bebê. O ato de sugar é importante para o desenvolvimento motor e emocional das crianças, pois produz uma sensação de segurança e remete ao aleitamento materno. Portanto, é compreensível a calma que muitas crianças sentem quando estão usando chupeta ou mamadeira. O problema reside no processo de crescimento da estrutura facial e dentária da criança, uma vez que o bico pode atrapalhar o desenvolvimento da boca e dos dentes, impedindo que eles cresçam na posição correta e gerando um problema que possivelmente precisará ser corrigido no futuro.

Como dar o próximo passo?

É importante, desde o nascimento da criança, que chupeta e mamadeira não estejam sempre acessíveis em qualquer situação. O bico deve ser oferecido em momentos em que a criança demonstrar muito estresse, como forma de acalmá-la, quando a demanda não for comida ou uma troca de fralda, por exemplo. Quando o seu filho estiver na fase de se distanciar do bico, comece, então, a oferecer bebidas em um copo infantil. Uma boa ideia para ajudar nessa transição é ter um copo especial, só para ele, que será o copo substituto da mamadeira. Converse com ele sobre como usar o copo significa que ele está crescendo, bem como agora vai conhecer coisas novas e muito divertidas. Procure não fazer essa transição de forma abrupta. Entenda que as crianças nessa idade precisam de algum tempo para que aceitem bem algumas novidades. Nada de chupeta pendurada na roupa. Quando a criança pedir muito, avalie se a situação é adequada para ceder. Converse com ela e busque fazer um acordo, para que ela concorde em deixar o bico de lado. Pode ser um bom momento para fazer um passeio divertido ou antecipar um presente que ela ganharia no futuro. Mas não pode voltar atrás. As crianças vão esquecer do acordo e querer desistir, mas os pais precisam manter-se firmes, pois essa fase passa logo.

Cuidado com o dedo

Observe se a criança não começa a chupar o dedo quando chupeta e a mamadeira não forem usadas. Se for o caso, converse com ela e explique que chupar o dedo não é uma coisa boa. Mordedores adequados à idade podem ser úteis nesse momento. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp