Coceira no nariz, coriza e espirros constantes são sinais de que o organismo pode estar desenvolvendo uma alergia. Normalmente, esse processo significa o início de uma rinite alérgica, uma patologia que afeta cerca de 15% da população mundial.
As crianças são mais propensas a esse problema em razão da imaturidade do seu sistema imunológico. As melhores práticas para aliviar os sintomas da doença, entretanto, são mais simples do que se imagina.
Leia esse texto até o final e descubra mais sobre a rinite alérgica, conheça os sintomas e aprenda como promover o alívio para seu filho.
O que é rinite alérgica?
O sistema respiratório é a principal porta de entrada do organismo para as impurezas incidentes no ar. O nariz, portanto, tem função de impedir a passagem de qualquer corpo considerado estranho pelo organismo.
Contudo, existem pessoas cujo corpo reage de forma exacerbada ao primeiro contato com essas impurezas. Esses indivíduos desenvolveram a rinite alérgica. Os agentes causadores são chamados de alérgenos.
Os principais alérgenos são poeira, pólen e alguns alimentos que causam reação do corpo. No Brasil, a poeira domiciliar é o agente que tem o maior potencial de ocasionar a doença.
Isso ocorre em função dos tipos de impurezas que a compõem como, por exemplo, pelo de cães e gatos, descamação da pele, restos de barata e de outros insetos, fungos, bactérias e ácaros.
Quais são os sintomas?
Geralmente, quando o indivíduo entra em contato com algum alérgeno, imediatamente apresenta sinais de coriza, coceira no nariz e nos olhos, congestão nasal e repetidos espirros.
O organismo desenvolve esses sintomas em função da inflamação ocasionada nas mucosas nasais, causada pelo ar contaminado. Assim, a primeira reação do corpo é tentar expulsar os alérgenos.
Outros sintomas comuns em crianças são:
- irritabilidade;
- tosse contínua;
- ronco durante o sono;
- desânimo para brincar;
- choro constante;
- falta de vontade de se alimentar;
- dificuldade para dormir.
Como aliviar os sintomas?
Como esse tipo de rinite é provocada pela ação dos alérgenos, a melhor forma de prevenção é evitar o contato com eles. Caso já haja a manifestação da doença, o primeiro passo é consultar um pediatra especialista em alergia.
Durante esse processo, entretanto, a criança pode continuar sofrendo com os sintomas. Então, existem algumas recomendações que podem promover alívio. São elas:
- ingestão de probióticos: o intestino é capaz de regular as inflamações do organismo, mas elas podem se manifestar quando há falta de probióticos para combatê-las;
- tomar ômega 3: é uma gordura saudável para o corpo e tem forte ação anti-inflamatória;
- evitar acúmulo de ácaros em casa: ambientes com muitos livros, caixas, tapetes, cortinas são os locais de maior proliferação de ácaros;
- evitar fumar ou inalar a fumaça do cigarro;
- evitar mofo e umidade;
- manter limpos os ambientes de maior utilização da criança;
- usar colchão e travesseiros impermeáveis;
- lavar frequentemente as roupas de cama e de banho;
- evitar cobertores de lã;
- não utilizar produtos de limpeza que tenham cheiro forte.
Seguindo essas dicas você conseguirá aliviar os sintomas da rinite alérgica no seu filho.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!