Você saber a importância da umidade do ar para a saúde? Embora muitos não saibam, a umidade relativa do ar é um indicador relevante e influência diretamente no organismo, por isso, exige atenção especial em determinados períodos do ano.
Quando a umidade do ar atinge níveis fora dos ideais, ela pode desencadear diversos problemas e o corpo começa a sentir os efeitos — principalmente em adultos e crianças que sobrem com alergias ou problemas respiratórios.
Para se cuidar adequadamente e evitar complicações, é fundamental saber como a umidade do ar pode interferir na sua saúde. Pensando nisso, confira neste post a importância da umidade do ar para o seu bem-estar e quais medidas são essenciais para proteger o seu organismo!
Afinal, o que é a umidade do ar?
A umidade do ar consiste na quantidade de água presente no ar em forma de vapor, que é um indicador medido em percentil, sendo que os níveis ideais é entre 40% e 70%. Abaixo desse valor o ar é considerado seco representar um alerta para a saúde, pois é possível causar prejuízos.
Além disso, a presença da umidade do ar em maior ou menor grau influencia também em fatores ambientais, como na sensação térmica, temperatura e períodos chuvosos. Por isso, é um indicador muito importante para a qualidade de vida.
Qual a importância para a saúde?
Quando a umidade do ar está em níveis baixos ela dificulta o funcionamento correto do organismo, se tornando um risco principalmente para o sistema respiratório. Ou seja, o baixo nível de umidade do ar pode comprometer diversas funções fisiológicas.
Os sintomas mais comuns são:
- doenças respiratórias como a asma e a rinite;
- irritação nas vias aéreas, olhos e na garganta;
- problemas cardíacos;
- ressecamento da pele.
Como se cuidar diante da variação da umidade do ar?
Em períodos frios e secos do ano, como o outono e inverno, é fundamental ter atenção redobrada com a baixa umidade do ar e adotar medidas para reduzir os impactos na saúde. É um cuidado que deve fazer parte da rotina de todas as pessoas, principalmente de crianças e quem tem problemas respiratórios.
Veja o que pode fazer para evitar os danos em épocas de baixa umidade do ar!
Lubrifique os olhos e narinas
A baixa umidade do ar provoca secura e irritação nos olhos e narinas, o que acontece muito com as crianças. Para tratar, basta lubrificar com soro fisiológico e consultar um médico para prescrição de um colírio, caso seja necessário.
Use umidificadores de ambientes
Os umidificadores e vaporizadores de ambientes são soluções eficientes e econômicas para reduzir os impactos da baixa umidade. Você pode ligar os aparelhos no quarto da criança e em outros espaços da casa para melhorar as condições do ar.
Beba bastante água
A hidratação é indispensável para pessoas de todas as idades, principalmente em períodos de baixa umidade do ar. Sendo assim, beba bastante água e mantenha uma alimentação saudável para sentir menos os efeitos da baixa umidade relativa do ar.
Como você percebeu, a umidade do ar é um indicador relevante e deve ser acompanhado periodicamente para adotar cuidados e evitar complicações. Afinal, é uma forma de se prevenir e contribuir para toda a família permanecer saudável.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!