Resfriado, rinite ou gripe

Resfriado, rinite ou gripe: como diferenciá-las?

Por manifestarem sintomas semelhantes, nem sempre é fácil distinguir o resfriado, rinite e gripe, principalmente em períodos de tempo seco e frio. A tosse, coriza, dor de garganta e febre são exemplos de sinais comuns que sempre geram dúvidas.  

Contudo, para procurar o tratamento adequado, é fundamental ter atenção e diferenciá-los corretamente – assim, evitando que a situação evolua para casos mais intensos e comprometa o bem-estar e a qualidade de vida.

Se você deseja saber como identificar as doenças com agilidade e procurar ajuda médica para indicação de tratamentos sem perder tempo, vamos ajudar! Confira neste post o que é o resfriado, rinite e gripe, seus sintomas e saiba como distingui-los com facilidade!

O que é o resfriado?

O resfriado é uma doença respiratória causada por infecção viral, que afeta as vias respiratórias superiores, que são a boca, nariz, laringe e faringe. Normalmente, o resfriado dura aproximadamente 4 dias, diferentemente da gripe e outras doenças.

Principais sintomas

No resfriado, os sintomas se manifestam nas vias superiores, ou seja, acima do pescoço e tem pouca possibilidade de gerar alterações na temperatura corporal e fadiga. Os sintomas mais comuns são a coriza, olhos lacrimejando, tosse e espirros.

O que é a rinite?

No caso da rinite, trata-se de uma patologia que causa inflamações na mucosa do nariz, que pode ser alérgica ou não. Os fatores genéticos também influenciam muito para o surgimento da rinite, ou seja, se os pais têm o problema é grande a possibilidade de a criança também manifestar.

Principais sintomas

Os sintomas da rinite são a congestão nasal, coceira no nariz, coriza e espirros. A grande diferença para o resfriado é a maior duração dos sintomas, que sempre se repetem provocando uma sensação da pessoa estar sempre com sinais de gripe, devido o contato com os fatores que causam a alergia.

O que é a gripe?

A gripe também é uma infecção viral, porém, é considerada mais séria e tem maior possibilidade de evoluir para doenças mais graves, como pneumonia. Pode atacar o pulmão, nariz e garganta causando sintomas intensos, diferentemente do resfriado e rinite alérgica.

Principais sintomas

A febre, calafrios, congestão, coriza, dor de cabeça, dor muscular, tosse e fraqueza são sintomas da gripe, que sempre se manifestam de forma significativa. Além da gravidade dos sintomas, a gripe tem uma duração maior em relação ao resfriado e deve ter um tratamento eficiente para evitar complicações sérias.

Quando procurar um médico?

Embora alguns sintomas surjam como pequenos incômodos, sem o devido tratamento é possível que se evoluem para situações mais graves. Isso pode acontecer tanto no resfriado, rinite e gripe, por isso, é fundamental prestar atenção, principalmente com as crianças.

Quando os sintomas se intensificam e permanecem por um período maior do que o comum, é indispensável procurar um médico. Assim, você garante um diagnóstico confiável e a prescrição de tratamentos eficazes para aliviar os sintomas e restaurar o bem-estar.

Como você percebeu, o resfriado, a rinite e a gripe têm sintomas muito parecidos e a diferença entre eles é a intensidade, tempo de permanência e causas. Apesar de ser patologias muito comuns, é essencial cuidar da prevenção e garantir a qualidade de vida de toda a família.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp