bombinha de asma

Bombinha para asma faz mal para o coração?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que mais de 200 milhões de pessoas sofrem de asma no mundo. Por aqui, os números também surpreendem e o Ministério da Saúde comprova que cerca de 6,4 milhões de brasileiros têm a doença. Apesar de a quantidade de doentes ser expressiva, muitas dúvidas ainda pairam sobre o uso, bem como os malefícios da bombinha para asma a longo prazo. É provável que a falta de conscientização e informação sobre o tema culminem em incertezas. Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) ratifica o fato de apenas 12% dos asmáticos estarem com a doença controlada. Ou seja, 88% dos pacientes não realizam o tratamento da forma correta, inclusive, alguns até acham que os broncodilatadores fazem mal ao coração. Será mesmo? A fim de responder questionamentos como esses, preparei este artigo informativo para mostrar se, de fato, isso acontece. Quer acabar com a dúvida de vez? Então, leia até o final!

O que é bombinha para asma?

Em primeiro lugar, você precisa saber o que é a bombinha para asma, bem como a forma correta de utilizá-la. Por isso, antes de irmos para o questionamento deste artigo, apresento algumas características básicas dela. O nebulímetro, como também é chamado esse aparelho, é um spray que ajuda a disseminar o jato do broncodilatador, que pode ser o Clenil ou Berotec. Enfim, aquele que o médico determinar. Ele é o responsável por liberar, de forma dosada, uma pequena quantidade do remédio contida dentro do frasco. Em geral, os broncodilatadores são segmentados entre curta e longa duração. Os primeiros promovem uma ação ligeira e, consequentemente, aliviam rapidamente os sintomas de ataque. Do mesmo modo, os de longa duração também têm a função de controlar as crises de asma. Contudo, há diferenças, porque esses trabalham em conjunto com esteroides, além disso, o prazo e a dosagem tendem a ser maiores — são usados, ao menos, duas vezes ao dia.

Como usar o nebulímetro da forma certa?

Neste blog, você encontra outro artigo que descreve o uso correto do spray. Mas, rapidamente, posso dizer que não é nenhum bicho de sete cabeças — a dica de ouro nesse procedimento é segurá-lo a uns 2 dedos de distância da boca. Depois disso, agite-o, libere o jato, segure o ar e, em seguida, respire lentamente, a fim de que haja concentração do produto nos brônquios.

Afinal, a bombinha de asma faz mal ou não ao coração?

A verdade sobre isso, certamente, tem uma relação direta com a forma de uso do produto. A SBPT já destacou a falta de conhecimento entre os fatores preocupantes de controle da doença. Ocorre que a fórmula dos broncodilatadores contêm vasodilatadores, que dilatam os brônquios e, consequentemente, alcançam os vasos do coração. Logo, esse efeito sistemático pode desequilibrar o ritmo das batidas cardíacas, levando o paciente à arritmia. A bombinha para asma, obviamente, oferece prós e contras como todo medicamento. Porém, se ela for usada corretamente e sob a orientação do especialista, os pacientes não precisam temer. Afinal de contas, o que leva a esse quadro crítico é o uso abusivo e desregulado do medicamento. Por isso, a automedicação é totalmente inapropriada, visto que ela desencadeia riscos mais sérios à saúde. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como pediatra e pneumologista em Cuiabá!
Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp